Bem-vindos à primeira receita do canal Tuga Vegetal!
Hoje trago-vos uma das receitas Portuguesas mais fáceis de veganizar, o Arroz Doce. Esta variação vegetal não fica nada atrás em sabor ou aspecto da original, com a vantagem de ser mais saudável por ter um teor de gordura significativamente mais baixo ao substituirmos os ingredientes de origem animal da receita tradicional.
Prontos para ficarem surpreendidos? Vamos lá!
Ingredientes:
- ¾ copo de arroz branco
- 3 copos de água
- 1 + ¼ copos de leite de soja simples
- 1 copos de açúcar
- 1 c. sopa de amido de tapioca ou de milho (maizena)
- 1 pau de canela
- 2 tiras da pele de 1 limão
- pitada de sal
- pitada de curcuma (opcional)
- canela em pó para decorar
Numa panela, juntar o arroz, a água, a pitada de sal, a casca de limão e o pau de canela e deixar ferver. Cozinhar em fogo médio, mexendo de vez em quando.
Entretanto, numa tacinha combinar o amido, a curcuma e ¼ de copo do leite de soja. Mexer bem até dissolver os grumos.
Quando a maior parte da água do arroz tiver evaporado e o arroz estiver quase cozido, baixar o lume para médio baixo. Juntar o açúcar e mexer bem. Adicionar o restante leite de soja e mexer constantemente para não agarrar. Assim que o arroz estiver macio, adicionar a mistura do amido, mexer bem e desligar o fogão (no caso de fogão elétrico – num fogão a gás, por o lume no mínimo). Continuar a mexer até a mistura ficar com consistência de pudim, isto deve demorar apenas uns minutos. Retirar a casca de limão e o pau de canela.
Para arrefecer, pôr a mistura num pirex ou taças individuais e deixar à temperatura ambiente. Polvilhar com canela antes de servir. Pode ser servido morno ou frio.
Bom apetite!
Quando provarem esta receita, por favor deixem um comentário, gostaria de saber o que acharam. Se há alguma receita que queiram ver veganizada deixem uma sugestão. Subscrevam o canal e o blog para mais ideias deliciosas.
—–
Dicas e sugestões:
- Podem utilizar outro leite vegetal não adocicado e sem aromas adicionados, como por exemplo leite de arroz ou de aveia. Mas lembram-se, alguns leites vão levar o seu sabor para o prato final.
- Podem utilizar açúcar mascavado ou cru de cana, eu apenas quis manter-me fiel à receita original e usei açúcar branco.
- Ao cortar as raspas de limão retirem o máximo da película branca, pois o amarelo é que vai dar o sabor a limão. A parte branca pode deixar um sabor amargo.
Vejam o video:
Experimentei a receita de arroz doce e ficou tão bom!
Obrigada!
É maravilhoso termos cada vez mais acesso a receitas veganas. Muito, muito obrigada!
Olá Lurdes,
Obrigada eu pela visita! Fico muito contente que tenhas gostado 🙂
Ola 😊😁Qual é o tipo de arroz que acha mais indicado? Nunca fiz arroz doce na vida vou experimentar agora e claro vegan. Hoje fiz o bolo de limao que nao correu a 100% porquê nao cresceu porém foi o melhor bolo versao vegan de sabor que experimentei fazer ate agora❤❤❤obrigadinha pela receita 😊agora é fazer ate dar certo. Tambem ja fiz os pasteis de bicalhao :ohh meu deus ficaram tão tão tão bons ❤ e tambem ja experimentei fazer os sonhos de abóbora esses nao correram mesmo nada bem.. as primeiras ate ficaram mais ou menos mas depois pensei que tivessem com muita agua e adicionei farinha, mas foi em excesso estraguei tudo 😕😕 nao tenho muito jeito com massas 😕😕 bem acho que isto ficou mais comprido do que era para ser 😂😏 vou ali comer mais umas fatias do bolo de limao que tem um sabor maravilhoso ❤❤❤ obrigado pela partilha das receitinhas boas 😊😊
Ola Ana, obrigada pela visita!
Tao bom saber que estas a experimentar as receitas, as vezes se nao correm tao bem da vez a seguir ja correm melhor 😊 vou tentar dar algumas dicas.
Vamos comecar pelo arroz doce, arroz agulha ou arroz branco normal sao os melhores para esta receita. Mas acredito que resulte com outros tipos.
O bolo de limao pode nao ter crescido se o fermento ja está aberto ha muito tempo ou fora da validade e nao lhe da força para crescer. Experimenta adicionar um pouco mais. Este bolo tem que ser apenas mexido com uma colher o tempo suficiente para a massa ficar homogenea. Se mexeres demasiado ou com batedeira electrica a massa fica pesada demais e nao cresce, nao sei se foi este o caso. E o forno tem que estar ja pre aquecido.
Os sonhos de abobora o truque é ir misturando a farinha aos poucos e mexer bem ate ficar com aquela consistencia pastosa do video. O oleo tem que estar bem quente para fritar senao os bolinhos começam a absorver o oleo e empapam. Pode ter sido isso que te fez pensar que tinha demasiada agua, mas era a massa que estava a absorver o oleo.
Espero que lhes des outra oportunidade, sao uma maravilha para o Natal. Hoje a tarde sai mais uma receita de bolinhos 😋😋
Muito obrigado pela receita vê-se que o mundo vegetariano/vegano está a evoluir bastante.
Queria ver veganizada uma receita de rolo de carne.
Mais uma vez muito obrigado.
Olá Nuno, muito obrigada pela sugestão 🙂