Quando estava a estudar, mais vezes do que poucas, o meu almoço eram sandes. Normalmente sandes de atum, por isso hoje vamos veganizar a sandes de atum. Como eu sou fã de trocadilhos pirosos, decidi chamar atão a esta versão do atum feita com grão. As alcaparras que normalmente se encontram nos supermercados em frasco de conserva, dão o sabor salgado e ácido a mar. Para o molho podem também optar por utilizar maionese vegana em vez do tahini, óleo vegetal e mostarda.
Ingredientes:
- 1 frasco/lata de grão de bico cozido
- ½ cebola branca
- ½ pimento vermelho
- 2 c. sopa de alcaparras em conserva
- Raminho de salsa fresca
Ingredientes para o molho:
- 1 c. sopa de tahini
- 2 c. sopa de óleo vegetal neutro (usei de arroz)
- 1 c. sopa de sumo de limão
- 2 c. sopa da água das alcaparras
- 1 c. chá de mostarda
- 1 c. chá de pasta de alho
- Sal e pimenta qb
Numa tacinha colocar todos os ingredientes do molho e mexer muito bem até ficar homogéneo. Reservar.
Escorrer o grão e guardar a água para fazer umas Natas do Paraíso. Colocar o grão numa taça maior e esmagar com um esmagador de vegetais, um garfo ou um robô de cozinha. Picar a cebola e juntar. Cortar o pimento aos cubinhos e juntar. Picar as alcaparras e a salsa e juntar. Misturar bem este preparado e por fim misturar o molho.
Levar ao frigorifico a refrigerar por pelo menos duas horas mas de preferência durante a noite.
Para variar, esta pasta de atão pode ser misturada com massa cozida ou utilizada para entradas com tostas. Espero que gostem e que voltem para mais inspiração vegetal todas as semanas!
Vejam o vídeo:
Olá!
Obrigada pela receita, parece ótima! Quero muito experimentar, mas tenho uma questão: a quantidade de grão é cerca de 500g? Como dizes que é um frasco presumo que seja essa quantidade, mas como existem latas mais pequenas fiquei em dúvida!
Olá Raquel,
Normalmente depois de escorrido dá cerca de 400gr mas esta receita tolera bem diferenças de 100gr a mais ou a menos. É uma questão de ires provando e ajustando os temperos 🙂
Bom apetite!
Boa tarde
Vou experimentar esta receita mas tenho umas dúvidas:
– não encontro óleo de arroz . onde compra? Posso usar outro óleo?
– na receita está 1 c. chá de macarrão de alho, quer dizer pasta de alho, não é? A quantas cabeças de alho corresponde 1 c chá? Junta alguma coisa para fazer a pasta ou é só alho esmagado? Não compro pasta de alho porque produzimos alhos na horta e temos muitos disponíveis 🙂
quer dizer pasta de alho, não é?
Boa tarde.
Gostaria de fazer esta receita mas tenho algumas dúvidas
2 questões:
– não encontro óleo arroz – qual a alternativa para não alterar o sabor?
– quando diz 1 c. chá de macarrão de alho, quer dizer 1 c. chá pasta de alho?
Obrigada
Olá Paula, qualquer óleo neutro serve, por exemplo óleo de girassol que é mais fácil de encontrar. Não percebo bem a questão sobre o alho. É uma colher de chá de pasta de alho ou de alho ralado ou picado (cerca de 1 dente de alho). Espero ter esclarecido 🙂 bom apetite!!
Tento escrever PASTA de alho e sai macarrão de alho….
Se você fôr ler aos Ingredientes para o molho: lá está escrito macarrão de alho 🙂
Nos ingredientes diz “pasta de alho”, deve ter instalado algum plug-in de tradução que está a alterar o texto original da página.