Tens bananas maduras em casa e não sabes o que lhes fazer? Hoje trago-te uma receita de banana bread, pão de banana que é mais uma espécie de bolo de banana. Se te apetecer algo mais decadente, deixo-te aqui a receita de brownie de aveia ou se te apetece algo mais saudável, tenho uma receita de bolachas com apenas 2 ingredientes.
Ingredientes:
- ¾ copo de leite de soja ou aveia
- 1 c. sopa de sumo de limão ou vinagre de maçã
- 2 bananas grandes ou 3 médias + 1 para decorar
- ¼ copo de agave/maple syrup/açúcar de côco
- ¼ copo de manteiga de amendoim
- 2 copos de farinha de trigo
- 2 c. chá de fermento
- ½ c. chá de bicarbonato de sódio
- 2 c. chá de canela em pó
Pré-aquecer o forno a 180°C.
Numa tacinha colocar o leite vegetal e misturar o sumo de limão para fazer o buttermilk. Deixar repousar enquanto preparas os restantes ingredientes.
Numa taça grande esmaga bem as bananas, reservando 1 para decoração. Eu gosto de deixar alguma textura para sentir alguns pedaços de banana no meio do bolo. Junta o agave e a manteiga de amendoim e mistura – eu costumo usar o garfo que utilizei para esmagar as bananas mas podes usar uma vara de arames ou colher. Depois junta também o buttermilk que fizeste anteriormente e mistura novamente.
De seguida mede a farinha, tendo o cuidado de arejar a massa, mexendo primeiro com um garfo. Isto vai garantir que o bolo não fica demasiado pesado – a farinha medida em volume deve ser sempre “arejada” antes de medir, no vídeo mostro como faço. Junta a farinha ao preparado anterior, o fermento, o bicarbonato e a canela e mistura tudo apenas até a farinha estar hidratada e não veres partes secas.
Passa a massa para uma forma retangular e decora por cima com uma banana cortada ao meio ou em rodelas. Leva ao forno por cerca de 30 a 40 minutos até estar dourado em cima e ao furares com um palito no meio não sair massa crua.
Deixa arrefecer na forma por uns 15 minutos antes de desenformares o teu banana bread. O ideal será deixares o bolo arrefecer (quase) à temperatura ambiente antes de cortares, pois, vai continuar a cozinhar por dentro. Se cortares antes, como eu fiz, ele ficará com uma textura mais aqueijada.
Vê o vídeo: