Esta bola de vegetais é a minha receita de eleição para levar para festas e eventos – é sempre um sucesso! Os vegetais que aqui uso podem ser substituídos por outros da vossa preferência. A receita dá uma bola bem grande (uso uma forma de 36cm por 27cm) mas podem fazer metade ou dividi-la por 2 formas mais pequenas, tipo de pão de forma.
Ingredientes:
- 1 c. sopa de azeite
- 1 cebola, picada grosseiramente
- 1 pimento, picado grosseiramente
- 6 cogumelos frescos grandes (brancos e/ou castanhos), fatiados
- 1 frasco (cerca de 1 copo mal cheio) de azeitonas descaroçadas e fatiadas (verdes e/ou pretas)
- Sal e pimenta qb
- 1 ¼ copo de leite vegetal morno (usei de soja)
- 30gr de fermento de padeiro fresco ou 10gr seco
- 1 c. sopa de açúcar
- 4 copos (550gr) de farinha (*)
- ½ copo de óleo vegetal neutro
- 1 pitada de sal
- ½ c. chá de alho em pó
- 1 c. chá de orégãos secos
- 2 c. sopa de azeite
(*) NOTA: Arejar a farinha com um garfo antes de medir em copos, senão fica demasiado prensada e a quantidade medida será demasiado.
Começo sempre por cozinhar os vegetais para terem tempo de arrefecer até ser altura de misturar com a massa.
Salteio a cebola e o pimento no azeite cerca de 2 minutos até começarem a ficar macios e depois junto os cogumelos e uma pitada de sal. Mexo durante 1 a 2 minutos para os cogumelos começarem a ganhar cor. Baixo o lume e tapo para começarem a largar a humidade, depois vou mexendo para que a água evapore até estar tudo cozinhado. Junto as azeitonas e pimenta moída a gosto. Mexo para a última água evaporar e desligo o lume. Coloco os vegetais bem espalhados numa travessa para arrefecerem mais rápido. Depois de uns 15 minutos coloco no frigorífico.
Para a massa, coloco num copo alto ou taça, o leite de soja, junto o açúcar e desfaço o fermento. Misturo bem e deixo descansar 10 minutos num sítio sem correntes de ar.
Numa batedeira com o gancho de amassar pão (ou numa máquina com programa para amassar pão) colocar a farinha já com o sal misturado, o óleo e a mistura do fermento depois de activado. Esta massa pode também ser misturada à mão com a ajuda de uma colher pois é uma massa mole com tendência a colar. Misturar cerca de 1-2 minutos até os ingredientes estarem bem incorporados mas sem amassar demasiado.
Deixar a massa levedar numa taça tapada com um pano cerca de 1 hora num local sem corrente de ar até a massa duplicar de tamanho.
Depois de levedar, com uma colher retiro o ar da massa e junto os vegetais já frios. Vai parecer que são demasiados vegetais, mas no fim tudo vai dar certo. Na travessa que depois irá ao forno com a bola, coloco uma folha de papel vegetal e por cima a massa com os vegetais e espalho um pouco. Tapo a travessa com uma toalha e deixo levedar novamente 30-60 minutos até duplicar ou encher a forma. Uns 20 minutos antes pré-aqueço o forno a 200°C e quando a bola tiver levedado levo a assar por cerca de 1 hora na parte mais baixa do forno. Quando estiver dourada e firme no centro está pronta.
Numa tacinha junto o alho em pó, orégãos e azeite e pincelo a bola ainda quente por cima. Pode ser servida morna ou à temperatura ambiente.
Vejam o vídeo:
[…] da Tuga Vegetal, optei por esta semana fazer o Empadão de Lentilhas como refeição principal e a Bola de Vegetais para quando sair do […]