Quando era miúda, o meu prato preferido era massa cozida simples e qualquer prato italiano com massa, na verdade. Desconfio que tenho uma costela ou duas italianas, porque a seguir à cozinha portuguesa, adoro cozinha italiana. Na semana passada pus uma foto deste prato no Instagram e Facebook e ficou-se toda a gente a babar, por isso achei melhor partilhar a receita com vocês. Só não é um prato bonito como é delicioso. Espero que gostem e se tiverem mais sugestões de pratos italianos que gostariam de ver veganizados deixem um comentário. Esta receita dá para 2 a 3 pessoas dependendo se utilizam com prato principal ou com acompanhamento.
Ingredientes para o molho de tomate:
- 1 lata de tomate pelado
- 1 cebola pequena picada
- 2 dentes de alho picados
- ¼ de pimento vermelho aos cubos
- 2 c. sopa de azeite
- 1 folha de louro
- Sal e pimenta qb
Ingredientes para a ricotta:
- 1 copo de cajus demolhados
- ½ copo de água fria
- 1 c. sopa de sumo de limão
- 1 c. sopa de vinagre de maçã
- 1 dente de alho
- 2 c. sopa de cebolinho seco
- Sal e pimenta qb
Outros ingredientes:
- 150 gr de massa conchiglioni
- ½ cabeça de brócolo
- Sal qb
- Água a ferver
- Pesto caseiro para servir (opcional)
Cozer a massa al dente de acordo com as instruções na embalagem. Quando estiver cozida, passar par água fria corrente. Isto vai parar o processo de cozimento e não vai deixar a massa ficar mole. Reservar.
Para o molho de tomate, refogar a cebola, o alho, o pimento e a folha de louro no azeite durante 1 minuto até começarem a ficar macios. Adicionar o tomate pelado e temperar com sal e pimenta. Deixar cozinhar em lume brando, mexendo de vez em quando, cerca de 10 minutos até o tomate se começar a desfazer. Depois retirar a folha de louro e triturar tudo com a varinha mágica. Reservar.
Cortar os troncos mais grossos dos brócolos (podem ser utilizados em sopas ou molhos). Cortar o resto em pedacinhos pequenos. Numa frigideira antiaderente colocar um pouco de água a ferver no fundo. Adicionar os brócolos e temperar com sal grosso. Deixar cozer, tapado, em lume médio cerca de 3 minutos. Depois abrir e deixar a água evaporar. Colocar os brócolos numa travessa para arrefecerem.
Para a ricotta, colocar no copo de uma liquidificadora ou varinha mágica, todos os ingredientes e triturar até formar um creme. Juntar este creme aos brócolos já arrefecidos e misturar bem.
Finalmente, espalhar o molho de tomate no fundo de travessa. Rechear cada concha de massa com cerca de 1 colher de sopa do recheio e colocar sobre o molho até encher a travessa. Levar ao forno a gratinar a 200°C por cerca de 20-30 minutos. Servir com pesto caseiro a gosto.
Dicas e Sugestões:
- A massa conchiglioni, também chamada de conchas gigantes, está à venda na maioria dos supermercados, mas se não conseguirem encontrar podem utilizar cannelloni (canudos gigantes) ou lumaconi (cotovelos gigantes). Uma vez que os cannelloni e lumaconi são mais fechados, aconselho a guardar um pouco de molho de tomate e pôr por cima antes de gratinar. Podem também acrescentar queijo vegetal.
- Este recheio de ricotta fica óptimo em lasanhas ou simples para barrar no pão.
- Os cajus podem ser demolhados durante a noite em água fria ou em água a ferver por cerca de 20 minutos.
- O pesto de compra normalmente tem parmesão ou outro queijo, por isso refiro que o pesto utilizado deve ser caseiro.
Vejam o vídeo: