Não sou grande apreciadora de tempeh mas da última vez que fui às compras estava em promoção porque a data estava a acabar e então decide trazer uma embalagem.
A minha ideia era fazer um hamburger de tempeh que não soubesse a tempeh e que fosse delicioso. Acho que consegui mas digam-me de vossa justiça nos comentários.
O tempeh é feito de grãos de soja fermentados sendo um óptimo aliado para a flora digestiva. É rico em proteínas e fibras, vitaminas do complexo B e minerais.
A receita original é sem glúten, mas algumas substituições podem conter glúten, como é o caso do pão ralado e algumas marcas de aveia.
Ingredientes (10 unidades):
- 1 bloco de tempeh (250gr)
- 1 cebola grande
- 4 dentes de alho
- 150 gr de cogumelos frescos
- 6 cogumelos shiitake desidratados (opcional)
- ½ copo de puré de abóbora – ou batata doce
- ½ copo de sementes de linhaça moída
- 1 copo de flocos de millet – ou aveia ou pão ralado
- 2 c. sopa de mostarda
- 2 c. chá de paprica fumada em pó
- 1 c. chá de colorau
- 2 c. chá de mistura de ervas para carne*
- 1 ½ c. chá de sal fino
- Piripiri ou chilli em pó a gosto
- Sal grosso qb
- Óleo vegetal (utilizei óleo de sésamo)
*as ervas para carne que usei são uma mistura de ervas e especiarias secas que comprei feita com: coentros, alho, pimenta, tomate, basílico, louro e cravinho. Estejam à vontade para usar as ervas da vossa preferência.
Cobrir os cogumelos desidratados com água a ferver e reservar. Levar um tacho de água ao lume até ferver e ferver o tempeh com uma pitada de sal durante 10 minutos. Isto vai ajudar a suavizar o sabor. Depois de cozido, retirar da água, cortar em pedaços e deixar arrefecer.
Entretanto, cortar a cebola e o alho grosseiramente e fatiar os cogumelos. Numa frigideira aquecer uma colher de sopa de óleo e refogar a cebola e o alho até começarem a dourar e depois adicionar os cogumelos e uma pitada de sal grosso. Quando começarem a encolher e caramelizar, desligar o lume e reservar. A caramelização destes ingredientes vai dar sabor ao hamburger, por isso o ideal é que fiquem bem dourados mas sem queimar.
Num robô de cozinha colocar o tempeh e picar. Passar o tempeh para uma taça grande. De seguida colocar a mistura dos cogumelos refogados no robô de cozinha e juntar os shiitake espremidos para retirar o excesso de água. Processar até obter um creme grosso com ainda alguma textura. Juntar ao tempeh.
De seguida juntar o puré de abóbora, a mostarda, a paprica, o colorau, as ervas, o sal fino e o piripiri e misturar muito bem.
Por fim, adicionar a linhaça e os flocos de millet e misturar até ficar homogéneo e consistente. Se ficar muito massudo para mexer com a colher, utilizar as mãos. Se a mistura ainda tiver muita humidade e não der para moldar, adicionar mais millet.
Dividir a mistura em bolinhas com a ajuda de uma colher de gelado para que fiquem iguais e depois achatar em formato de hamburger. Levar ao congelador durante 30 minutos antes de cozinhar para ficarem mais firmes. Isto é um passo importante que não deve ser saltado.
Na altura de grelhar, aquecer um fio de óleo numa frigideira em fogo médio e grelhar o hamburger de ambos os lados, virando com cuidado.
Na fotografia servi o hamburger em pão de noz, com pasta de abacate, queijo vegetal, chutney de manga e alface. Sirvam com os vossos acompanhamentos preferidos e disfrutem!
Dicas e Sugestões:
- O tempeh costuma-se encontrar em lojas asiáticas ou em lojas de suplementos e dietéticas.
- Estes hamburgers podem ser congelados individualmente e depois armazenados num saco ou caixinha no congelador por 3 meses.
Vejam o video:
Estão à procura de receitas parecidas? Vejam aqui: