Esta tarte salgada ou quiche de vegetais é uma óptima maneira de usar todos os vegetais que estão no frigorífico prestes a passar para o outro lado! Ensino também a fazer uma massa folhada batoteira que fica pronta em alguns minutos e que pode ser congelada até 3 meses para a teres sempre à mão para aqueles dias que não apetece ter muito trabalho na cozinha.
Esta massa folhada é muito simples e rápida de fazer em comparação à original que exige técnica e tempo e além disso tem bastante menos gordura. Pode ser utilizada para tartes doces e salgadas ou para folhadinhos. Esta receita rende uma base de tarte, se quiseres fazer uma tarte fechada, precisas duplicar a receita.
Ingredientes para a massa:
- 2 ½ copo de farinha de trigo
- 1 c. chá de sal
- ½ copo de óleo de girassol
- ½ copo de água a ferver
- ½ copo de amido de milho/maizena
Numa taça grande coloca a 2 copos da farinha, o sal, o óleo e a água a ferver e vai mexendo com uma colher até começar a formar uma bola. Se a massa estiver muito mole e não começar a formar uma bola (vê no vídeo como) vai adicionando mais farinha aos poucos. A massa ficará sempre um pouco oleosa mas não deve agarrar às mãos. Passa a massa para a bancada, sem adicionar mais farinha, e amassa uns 2 a 3 minutos. Faz uma bola e deixa repousar uns 5 minutos.
Coloca um pouco de amido na bancada e por cima da massa e com o rolo espalma a massa até ficar com menos de meio centímetro de espessura. Espalha uma camada fina de amido por cima e espalha bem com as mãos. Começa a dobrar a massa por uma ponta como se fosses enrolar e vai fazendo essas pequenas dobras até chegares à outra ponta. Achata o rolo que fizeste com a massa com as mãos, coloca mais amido e dobra em 2 ou 3. Coloca o restante amido, enrola em película aderente e leva ao frigorífico pelo menos uns 20 minutos antes de usar.
Ingredientes para o recheio da tarte salgada:
- Vegetais a gosto (eu usei 1 alho francês, 2 cenouras, 1 courgette e 10 azeitonas descaroçadas)
- 200 a 250gr de tofu firme
- 3 c. sopa de levedura de cerveja ou nutricional
- 1 c. sopa de sumo de limão ou vinagre
- ½ c. chá de alho em pó
- 1 c. chá de agave ou açúcar ou adoçante
- 2 c. sopa de azeite
- ½ copo de água fria
- Sal e pimenta qb
- Azeite qb
- Ervas e sementes para decorar
Saltear os vegetais, excepto as azeitonas, num fio de azeite e temperar com sal e pimenta. Quando estiverem tenros, desligar, misturar as azeitonas e deixar arrefecer de preferência até à temperatura ambiente.
No copo de uma liquidificadora ou da varinha mágica, colocar o tofu, a levedura de cerveja, o sumo de limão, o alho em pó, o agave, o azeite e a água e temperar com sal. Triturar tudo até ficar um creme fino e reservar – isto vai ser o creme da quiche que substitui o ovo e as natas.
Pré-aquecer o forno a 200°C.
Estender a massa sobre um papel vegetal e colocar numa tarteira, cortando o excesso de papel e massa. Usar as sobras de massa para colocar à volta onde faltar ou para decorar. Com um garfo furar o fundo e as laterais da massa para ajudar no processo de cozimento.
De seguida, colocar os vegetais mornos ou a temperatura ambiente por cima da base e depois o creme de tofu. Decorar com ervas e sementes, eu usei cebolinho seco e sementes de abóbora que além de tornarem esta tarte de vegetais mais bonita também trazem mais nutrição ao prato.
Levar ao forno 20 a 30 minutos até a massa dourar à volta e o creme ficar firme. Servir esta tarte salgada com salada mista.
Vê o vídeo: