Quem mais aqui adora marmelada levanta a mão!!
Estamos na época de marmelos e hoje quero deixar aqui outra receita que podem fazer com eles, além da famosa marmelada. Já agora, gostariam de ver a minha receita de marmelada aqui no canal? Diz-me nos comentários.
A tradicional tarte tatin francesa é uma tarte invertida feita com maçã caramelizada. Esta versão segue a receita original, com alguns ajustes pois os marmelos são mais rijos e exigem outro tipo de preparação. Reduzi o açúcar em mais de metade da receita original, assim como a quantidade de manteiga – isto faz com que a caramelização não aconteça tão rápido nem seja tão intensa. Eu gosto da acidez dos marmelos mas se quiseres podes fazer mais doce (vê nos ingredientes).
Esta tarte tatin é servida com gelado de baunilha mas como os gelados de baunilha veganos andam desaparecidos, fiz um creme de chantilly de baunilha para acompanhar.
Outra receita de Outono que podes gostar é este cheesecake americano com compota de diospiro.
Que ingredientes de Outono gostarias que usasse nas próximas receitas?
Ingredientes:
- 3 a 4 marmelos
- 100gr de açúcar (podes adicionar até aos 200gr/250gr)
- 3 c. sopa de água
- 50gr de manteiga vegetal/margarina
- 1 massa folhada redonda vegan
- 1 pacote de natas vegetais para bater
- ½ a 1 c. chá de baunilha em pó ou essência de baunilha ou 1 vagem
- açúcar qb (as natas que usei já tinham açúcar e não adicionei mais)
Lava bem os marmelos, corta em 4, retira os caroços e descasca. Coloca-os numa frigideira com o açúcar e a água e deixa cozer tapado em lume médio por 20 minutos, virando os marmelos de vem em quando. Passado esse tempo eles deverão começar a ficar macios por fora e deve haver ainda liquido no fundo da frigideira. Junta a manteiga em cubos e deixa cozinhar destapado 5 a 10 minutos até a manteiga derreter e o caramelo começar a ficar dourado no fundo.
Pré-aquece o forno a 200°C.
Retira a frigideira do lume e se a tua vai ao forno basta colocares a massa folhada por cima. Senão, coloca os marmelos numa forma redonda forrada com papel vegetal, arranjando-os em círculo e verte o caramelo. Coloca a massa folhada por cima e dobra o excesso para dentro da forma. Faz uns furinhos com uma faca e recorta o excedente do papel vegetal para não queimar no forno. Leva a assar 20 minutos na resistência de cima e de baixo. Passado esse tempo a massa deverá estar dourada. Tapa com papel de alumínio e leva novamente ao forno apenas com a resistência de baixo mais 15 minutos.
Retira e deixa arrefecer 5 minutos (até deixares de ouvir o caramelo a borbulhar) antes de virares para um prato de servir.
Para o chantilly de baunilha, basta colocar as natas e a baunilha numa taça e bater. Vai adicionando açúcar, se estiveres a usar e vai provando, ajustando a quantidade de açúcar e baunilha. Guarda no frigorífico até a altura de servir a tarte tatin.
Serve morna ou fria com uma colher de chantilly de baunilha. Podes conservar no frigorífico tanto a tarte tatin como o chantilly até 3-4 dias.
Vê o vídeo: