No outro dia pus uma foto no Instagram destas almôndegas em cebolada e houve imensos pedidos de receita. Estive a aprimorar a receita e hoje partilho-a com vocês. Além da receita das almôndegas partilho a receita mais tradicional com molho de tomate e também como o molho de cebolada. Espero que gostem! Se fizerem esta receita partilhem nas redes com #tugavegetal
Ingredientes: (cerca de 44 almôndegas):
- 1 cebola grande, fatiada
- 5 dentes de alho
- 1 pimento vermelho, fatiado
- 1 cenoura, às tiras
- azeite qb
- 1 copo de lentilhas coral + água para demolhar
- 1 + ½ copo de água
- 2 c. sopa molho de soja
- 2 c. sopa de mostarda
- 1 c. sopa de café/descafeinado solúvel (opcional)
- mistura de especiarias e ervas a gosto (usei 1 c. sopa de pimentão doce, ½ c. chá de paprica fumada, 1 c. chá de oregãos, 2 c. chá de alho em pó, ½ c. chá de noz moscada)
- 1 copo de soja fina desidratada
- ½ copo de vinho tinto (ou mais água)
- 2 c. sopa de fibra de psílio ou ½ copo de linhaça moida ou mais aveia
- 4 c. sopa de levedura de cerveja
- 2 a 3 copo de flocos de aveia, triturados grosseiramente
- óleo qb
- sal e pimenta qb
Pré-aquecer o forno a 200°C.
Numa tacinha, colocar as lentilhas e cobrir com bastante água. Reservar.
Preparar a cebola, o alho, o pimento e a cenoura e colocar numa assadeira. Adicionar sal grosso e um fio de azeite, mexer bem os vegetais e levar ao forno a 200 °C por 20-30 minutos na parte de cima. Quando estiverem macios e um pouco caramelizados, triturar com um robô de cozinha ou varinha mágica deixando alguma textura. Em alternativa, saltear os vegetais em vez de assar.
Num tacho, adicionar a água, o café solúvel, a mostarda e as especiarias numa panela e levar ao lume médio-baixo a aquecer, não deixando que que ferva. Quando começar a fumegar, juntar a soja fina e deixar cozinhar uns 5 minutos para hidratar. Juntar o vinho e as lentilhas bem escorridas e deixar cozinhar até que o liquido restante seja completamente absorvido. Resistam à tentação de juntar mais líquido para que o preparado não fique demasiado mole para depois moldar.
Numa taça grande, colocar os vegetais triturados e a mistura da soja e misturar bem. Deixar arrefecer por completo.
Adicionar a levedura de cerveja e a aveia aos poucos para ligar tudo e it mexendo até ficar com uma consistência moldável (é possível que não seja necessário toda a aveia). Ajustar os temperos se necessário.
Humedecer as mãos com um pouco de óleo, moldar as almôndegas e colocar num tabuleiro de ir ao forno. Assar a 150ºC durante 30 minutos, virando a meio da cozedura. Ou grelhar numa frigideira anti-aderente pincelada com um pouco de óleo, virando de vez em quando até ficarem douradas a toda a volta.
Depois de assadas, estas almôndegas podem ser congeladas ou confeccionadas com molho a gosto.
Almôndegas com molho de tomate:
- 1 dose de receita de molho de tomate
- 1 folha de louro
- 12 almôndegas
Aquecer o molho de tomate com o louro. Quando estiver quente, mas sem ferver, adicionar as almôndegas e deixar aquecer em lume médio-baixo. Está pronto a servir.
Almôndegas com molho de cebolada:
- 2 c. sopa de azeite
- 1 cebola nova grande, fatiada
- 2 pimentos de conserva, fatiados
- ½ copo de vinho branco (ou água)
- 2 c. sopa de polpa de tomate
- 1 folha de louro
- colorau qb
- sal e pimenta qb
- 12 almôndegas
Refogar a cebola com a folha de louro no azeite até começar a ficar macia. Juntar o pimento e refogar mais uns segundos. Adicionar o vinho, a polpa de tomate, o colorau, sal e pimenta. Misturar bem e adicionar as almôndegas. Deixar cozinhar alguns minutos em lume brando até as almôndegas estarem aquecidas por completo e o molho apurar.
Vejam o vídeo: