Há umas semanas atrás publiquei uma receita de bifes de seitan caseiros. Normalmente faço sempre em quantidade para congelar alguns. São muito versáteis e podem ser utilizados em vários pratos, por exemplo em Wraps de Seitan e Queijuh, com um molho de queijo vegetal que é de chorar por mais!!
Deixei ontem dois bifes a descongelar para poder fazer bifes de cebolada. Esta receita é para 2 pessoas mas facilmente pode ser adaptada para mais.
Espero que gostem, experimentem e deixem um comentário a dizer o que acharam!
Ingredientes (2 pessoas):
- 2 bifes de seitan (ver receita)
- 3 dentes de alho picados
- 1 cebola fatiada
- ¼ de copo de vinho tinto
- 1 c. sopa de polpa de tomate
- 1 c. sopa de caldo de legumes ou 1 cubo
- 1 copo de água a ferver
- 3 c. sopa de oleo vegetal ou azeite refinado
- 1 c. chá de colorau
- 1 folha de louro
- sal e pimenta qb
Para esta receita é importante retirarmos ao máximo o caldo dos bifes para que fiquem tostados por fora. Com as mão espremo os bifes com cuidado para que mais tarde não se desfaçam ao cozinhar. Reservo.
Numa frigideira aqueço o óleo e refogo o alho uns segundos sem deixar começar a dourar. Coloco os bifes e tempero com um pouco de sal, pimenta e colorau. Como os bifes já têm algum sal, não é necessário abusar. Quando começarem a tostar, viro os bifes e tempero do outro lado. Viro mais uma ou duas vezes até ficarem tostados e levemente crocantes.
Retiro os bifes da frigideira e adiciono a cebola e o louro. Como o alho já está a cozinhar há algum tempo, vou mexendo sempre para não o deixar queimar. A seguir adiciono o vinho e deixo a cebola cozinhar uns segundos. Depois adiciono a polpa de tomate e o caldo dissolvido na água quente. Deixo o molho apurar e engrossar um pouco e está pronto a servir sobre os bifes.
Dicas e sugestões:
- Este prato é óptimo acompanhado com batatas cozidas regadas com o molho de cebolada e com uma salada de alface e tomate.
- O seitan caseiro pode ser substituído por seitan de compra, no entanto o resultado não será o mesmo.
Digam-me que outras receitas gostariam de ver veganizadas!
Vejam o vídeo:
Olá Maria. Fiquei surpreendido pela opção de usares o caldo (ou cubo) de legumes, por ser um produto processado / industrial. A que é que se deve? Que alternativa poderás propor?
Vou experimentar esta noite esta receita, mas sem o dito ingrediente (porque não o tenho em casa), porque gosto muito de ceboladas. Depois direi o resultado 🙂
[copiado do canal no caso de mais alguém ter esta dúvida]
Olá Pedro. Se calhar já respondo um pouco tarde para o jantar… Em geral faço uma alimentação saudável e não tenho problemas em às vezes utilizar alimentos ou condimentos mais processados por uma questão de comodidade. Claro que quem prefere pode utilizar caldo de legumes caseiro, resulta igualmente bem. Este caldo que utilizei é em pó e é basicamente uma combinação de legumes (cebola, cenoura, alho francês, aipo) e ervas secas mais amido de batata e milho, não é muito ‘processado’ por assim dizer. Podes utilizar cebola ou alho em pó (ou bem picadinhos), mostarda em pó, salsa, tomilho, colorau ou outras ervas e especiarias que gostes; podes combinar tudo num almofariz ou trituradora. Podes omitir o caldo por completo e acrescentar só a água se preferires, mas irá afectar um pouco o sabor. Depois diz-me que opção escolheste :)