A semana passada fiz rolo de seitan recheado com molho de laranja como sugestão para a ceia de Natal ou Ano Novo. Hoje trago uma sobremesa típica de Natal. A receita de Bilharacos que trago hoje é muito parecida à original. Removi os ovos e garanto-vos que não fazem falta nenhum! Comprovem por vocês mesmos 🙂
Ingredientes (cerca de 20 unidades):
- 1 abóbora manteiga (inteira com +- 1,5kg)
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 1 shot de vinho do Porto
- ½ c. chá de fermento
- 1 copo de farinha
- ½ copo de água
- 1 pitada de sal
- óleo vegetal para fritar
- açúcar e canela qb
Começo por descascar a abóbora e remover as sementes. Não ponham as sementes fora, vejam aqui como faço um snack saudável. Depois corto a abóbora em cubos e ponho numa panela. Adiciono uma pitada de sal e meio copo de água. Levo ao lume médio e deixo cozinha tapado até a abóbora ficar macia. Convém mexer de vez em quando e se necessário acrescentar mais um pouco de água para não colar ao fundo nem queimar.
Depois de cozida, ponho a abóbora num escorredor de rede e vou pressionando com um garfo para libertar a água mas não com força suficiente para a abóbora sair pelos furos. Assim que arrefece tapo com uma toalha ou um prato e deixo-a escorrer na rede de um dia para o outro.
No dia seguinte, descarto a água e ponho a abóbora numa taça. Junto o açúcar, o vinho, o fermento e mexo bem. Depois vou juntando a farinha aos poucos até ficar com uma massa consistente mas não seca. Se a abóbora ainda está muito húmida pode ser preciso adicionar mais farinha do que a quantidade mencionada na receita.
Para fritar utilizei uma mistura de óleo de côco e óleo de canola, mas podem utilizar qualquer óleo vegetal da vossa preferência. Quando o óleo estiver quente vou pondo colheradas da massa a fritar. Com a ajuda de dois garfos vou virando as bolinhas até estarem douradas a toda a volta. Depois deixo-as escorrer o óleo a mais em papel de cozinha. Depois de todos os bilharacos fritos passo-os numa mistura de açucar e canela a gosto. Se preferirem podem servir com calda de açucar.
Espero que experimentem esta receite este Natal e que voltem para contar.
Dicas e Sugestões:
- Utilizei açucar de côco para a massa pois acho que dá um sabor mais rico à abóbora. Sintam-se à vontade para utilizar outro açucar ou adoçante da vossa preferência.
- Se utilizarem adoçante liquido como o ágave ou maple vão necessitar de ajustar a quantidade de farinha para a massa ter a consistência certa.
Vejam o vídeo:
Ola
Que farinhas sem gluten podem ser utilizadas?
Obrigada!
Olá Raquel,
Obrigada pela visita 🙂
Ainda não experimentei com farinha sem gluten, mas penso que uma mistura de 1/4 de amido de batata ou maizena e 3/4 de farinha de arroz devem resultar bem nesta receita. Vai adicionando a farinha aos poucos até ficares com a consistência que mostro no video. Se experimentares diz-me como correu por favor. Assim posso adicionar essa informação para mais pessoas que não queiram incluir farinha de trigo.
Adaptei a receita e fiz com batata doce, ficaram mesmo mesmo bons! Cá em casa já ficou o preferido do ano, ninguém adivinhou que eram vegan. ❤️
Que bom, obrigada por passares aqui a dar o feedback Inês e boas festas!!