Abóbora, gila e amêndoa é a combinação perfeita de sabores nestas bolachas recheadas. São óptimas para acompanhar um cházinho numa tarde chuvosa em frente à lareira.
Ingredientes (12 unidades):
- 1 copo de puré de abóbora*
- 4 c. sopa de margarina
- 3/4 copo de açúcar amarelo
- 1 limão pequeno, raspa
- 1 pitada de canela
- 1 pitada de noz moscada
- 1 pitada de gengibre em pó
- 1 pitada de sal
- 3 c. sopa de linhaça moída
- 2 copos de farinha de trigo com fermento
- Doce de gila qb
- Amêndoa laminada qb
Numa taça grande, coloco a abóbora, a margarina e o açúcar amarelo e misturei com a batedeira. Como a minha abóbora estava em cubos a massa não ficou completamente lisa (ver Notas) mas podes usar uma varinha mágica neste passo.
Depois juntei o limão, as especiarias, o sal e a linhaça e continuei a misturar com a batedeira. Fui adicionando a farinha aos poucos (por 4 vezes) e quando a massa ficou demasiado densa para a batedeira usei uma colher. Quando começar a formar uma bola pegajosa, está pronta. Deixo repousar no frigorífico por 30 minutos.
Pré-aqueço o forno a 180°C.
Depois, num tabuleiro coberto com papel vegetal coloco colheradas de massa, tentando que fiquem em formado esférico. Com a parte de trás de 2 colheres, abro um buraco no meio de cada bolacha e encho com doce de gila. Polvilho amêndoa laminada e levo ao forno cerca de 12-15 minutos.
Notas:
*Eu usei abóbora cozida muito bem escorrida e à temperatura ambiente para não adicionar mais água à massa. Como não a triturei em puré, ficou desfiada mas se preferires uma bolachas mais macias tritura a abóbora completamente.
Vê o vídeo: