Bolonhesa de soja é um dos pratos que costumam ser recomendados a quem está a iniciar ou tem alguma curiosidade por comida vegetariana. A proteína de soja desidratada, é barata, fácil de encontrar em supermercados ou lojas especializadas e é muito versátil.
Quando era estudante, este era um prato que fazia frequentemente, principalmente quando havia muitas bocas para alimentar. Cozia a soja em molho de tomate de compra e em pouco tempo tinha o jantar feito. A soja quando hidrata aumenta bastante de volume e como é rica em proteína, deixa-nos saciados.
Hoje trago-vos um upgrade dessa receita, na qual vou introduzir cogumelos frescos e molho de tomate caseiro que fica pronto num instante.
Ingredientes (6 pessoas):
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 2 folhas de louro
- 2 c. sopa de óleo vegetal à escolha
- 1 embalagem de 400gr de cogumelos brancos frescos picados
- 1 copo de soja granulada desidratada
- ½ copo de água morna (ou mais)
- ¼ copo de farinha (opcional)
- 1 c. sopa de caldo de legumes em pó/1 cubo
- 1 c. chá massa de pimentão
- sal e pimenta qb
Ingredientes para o molho de tomate*:
- 1 lata de tomate pelado
- ½ lata de água
- 1 cebola pequena
- 2 dentes de alho
- ½ pimento vermelho
- sal qb
- folhas de manjericão a gosto
*pode ser substituído por 3 copos de molho de tomate de compra.
Começar por refogara cebola, alho e louro no óleo vegetal. Quando começar a alourar, juntar os cogumelos picados. Deixar cozinhar tapado em lume médio por 5 minutos para os cogumelos largarem a água.
Antes de adicionar a soja, retirar as folhas de louro. Adicionar a soja e se necessário, juntar um pouco de água, eu juntei ½ copo de água morna. Nesta altura juntar também os temperos: sal e pimenta a gosto, o caldo de legumes e a massa de pimentão. Mexer bem e deixar cozinhar em lume médio até a maioria da água ser absorvida. Eu gosto de juntar um pouco de farinha para ajudar a engrossar o molho mais rapidamente.
O molho de tomate faz-se num minuto. Basta juntar todos os ingredientes numa liquidificadora e bater bem. Depois é só misturar ao tacho e deixar cozinhar em lume médio. Convém ir mexendo, pois como adicionámos farinha o molho vai engrossar rapidamente. Quando estiver com a textura desejada podemos servir.
Bom apetite!
Dicas e sugestões:
- Para uma versão ainda mais económica pode-se usar menos cogumelos e mais soja e aumentar a quantidade de água para a soja poder expandir.
- O acompanhamento ideal é esparguete, mas também sabe bem com arroz branco. Lembrem-se de incluir uma salada fresca ou vegetais cozidos para uma dose de vitaminas extra.
Digam-me o que acharam desta receita nos comentários e juntem-se à comunidade Tuga Vegetal subscrevendo o blog e o canal. Todas as 5as publico uma nova receita, até para a semana!
Vejam o video: