Desde pequena que a canja sempre foi aquele pratinho de conforto quando estava doente. Cresci, e nos meus tempos de estudante a canja era uma boa cura para a ressaca, rapidamente me dava energia para voltar a pegar nos livros. Hoje em dia é uma memória de todos esses tempos de criança e adolescente e continua a ser um pratinho confortável em dias frios de Inverno. Esta versão, 100% vegetal, é feita com cogumelos em vez de galinha. É mais rápida de fazer, não tem ossos e é igualmente saborosa.
Ingredientes:
- ½ cebola fatiada
- 1 cenoura aos cubos
- 200gr de cogumelos frescos fatiados
- ½ copo de massa pequena
- 2 c. sopa de pó / 1 cubo de caldo sem-galinha ou de legumes
- 2 c. sopa de levedura nutricional (opcional)
- 1,5lt de água a ferver
- 1 folha de louro
- Fio de azeite
- Sal qb
Numa panela colocar um fio de azeite, os vegetais cortados, a massa, o caldo vegetal, a levedura nutricional, o louro e o sal. Cobrir com a água a ferver e deixar cozinhar 20 minutos ou até os vegetais ficarem tenros. Está pronto a servir!
Que outros petiscos portugueses gostariam de ver veganizados a seguir?
Vejam o vídeo:
Olá! Tem ideia onde posso encontrar caldo sem-galinha?
Em lojas de produtos saudáveis ou produtos veganos há às vezes caldo de “galinha” vegetal, mas pode usar caldo de legumes em pó ou cubo que encontra nos supermercados. Na página dos Achados Veganos no facebook pode encontrar alguns, deixo aqui o link https://www.facebook.com/pg/achadosveganos/photos/?tab=album&album_id=1065790346829260