Antes de irmos para a receita, hoje quero apresentar-te o meu primeiro eBook “Cozinha Vegana Descomplicada”, uma compilação de 40 receitas simples, práticas e deliciosas para o dia-a-dia. Podes adquiri-lo na minha loja da Etsy aqui. Dá uma olhadela aos outros produtos digitais que tenho disponíveis 🙂
E agora, vamos para a receita, esta é a minha tentativa de recriar um cheesecake americano (no forno). A levedura nutricional (que é opcional) dá-lhe um leve sabor aqueijado. O amido de milho ajuda à cremosidade e o agar agar cria estrutura e densidade. Eu usei essência de baunilha mas achei que se sobrepôs ao sabor do limão e do anis, pelo que na próxima experimentarei sem baunilha. Podem também retirar a baunilha e substituir o iogurte natural por um diospiro para um sabor mais intenso. Bom apetite!
Ingredientes:
- 200gr de bolacha torrada
- 100gr de margarina
- 250gr de tofu
- 1 iogurte natural de soja
- 2 c. sopa de sumo de limão
- ¾ copo de açúcar
- 1 c. sopa de amido de milho
- 1 c. sopa de levedura nutricional (opcional)
- ¼ c. chá de essência de baunilha (opcional)
- 2 c. chá de agar agar
- 2 copos de água fria
- 1 a 2 estrelas de anis (opcional)
- 2 tiras de casca de limão (só o amarelo) (opcional)
- 4 a 6 diospiros
- 1 c. sopa de sumo de limão
- 2 c. sopa de açúcar
Untar uma forma de fundo amovível de 20-22cm de diâmetro com margarina. Colocar um círculo de papel vegetal no fundo e untar o papel.
Pré-aquecer o forno a 180°C.
Para a base, triturar a bolacha numa picadora ou num saco de plástico com um rolo da massa. Colocar numa taça e juntar a margarina derretida, misturando até ficar com aspecto de areia molhada. Colocar no fundo da forma e pressionar com uma colher até estar compacto e liso. Reservar.
Para o cheesecake, colocar o tofu, iogurte, sumo de limão, açúcar, amido de milho, levedura e baunilha numa liquidificadora e triturar tudo. Deixar na liquidificadora.
Num tacho, colocar o agar agar, a água fria, o anis e casca de limão e levar ao fogão mexendo sempre com uma vara de arames. Quando começar a fervilhar, contar 5 minutos mexendo sempre para o agar agar activar. Filtrar por uma rede para o preparado anterior e usar a liquidificadora para bater até ficar liso e cremoso. Verter para cima da base e levar ao forno cerca de 40-50 minutos. Para evitar sujar o forno, coloco papel de alumínio à volta da forma e coloco-a num tabuleiro. Quando estiver dourado por cima está pronto. Ao retirar do forno ainda vai estar líquido, esperar arrefecer até ficar morno e colocar no frigorífico umas 2 horas e idealmente durante a noite.
Para a compota, passar os diospiros por uma rede para um tacho, para tirar quais grumos e pedaços rijos. Juntar o sumo de limão e o açúcar e levar ao lume, mexendo sempre com uma vara de arames fervendo levemente, cerca de 10 minutos para fazer a compota. Colocar num frasco e reservar até ser hora de usar.
No dia seguinte, basta passar uma faca à volta da forma e o cheesecake sai com bastante facilidade.
Servir simples, ou com compota a gosto.
Vê o vídeo:
Olá Maria, muito bom dia 🙂
É possível substituir o açúcar por agave? Se sim, consegue dizer-me qual seria a proporção? Relativamente à margarina, podemos substituir por manteiga de amêndoa, cajú, amendoim…?
Obrigada, Cecília Cartaxeiro
Olá Cecília
Sim, podes substituir o açúcar, diria que o agave seria a mesma medida que o açúcar.
Quanto à substituição da manteiga é possivel mas as manteigas de frutos secos têm um sabor mais intenso que vai estar presente e são mais espessas pelo que aconselho a começares pela mesma quantidade que está na receita e aqueceres para ficar mais líquido mas é possível que precises de adicionar mais até obteres a consistencia de areia molhada.