Croquetes são um salgadinho português muito famoso em alturas festivas e picnics. Esta é uma receita que vocês já me pediram imensas vezes, e assim como os rissóis, acredito que vão ser um sucesso!
Esta receita rende mais de 30 croquetes e podem ser congelados e ser mantidos no congelador 3-4 meses. Quando for altura de usar não é necessário descongelar e podem ser fritos de imediato. Não experimentei fazer no forno mas acredito ser possível, pincelando cada um com óleo vegetal ou usando óleo em spray no tabuleiro e croquetes.
Ingredientes:
- 2 copos de soja fina
- 1 c. sopa de miso (ou 3 c. de molho de soja)
- 2 c. sopa de sumo de limão
- ¼ copo de vinho branco
- 1 c. chá de paprica fumada
- ¼ c. chá de cominhos
- 2 dentes de alho picados
- 1 folha de louro, partida
- 1 copo de nozes, picadas
- ¼ copo de levedura nutricional ou de cerveja
- 2 c. sopa de margarina
- ½ copo de farinha
- 1 ½ copos de caldo de legumes (caseiro, em pó/cubo diluído em água – usei 2 cubos)
- Sal e pimenta qb
- Leite vegetal qb
- Pão ralado qb
- Óleo vegetal para fritar
Colocar água a ferver sobre a soja e deixar hidratar uns 5 minutos. Entretanto, numa taça, colocar o miso, o sumo de limão, o vinho, a paprica e os cominhos e misturar bem. Reservar.
Escorrer a soja, passar por bastante água fria e espremer bem. Reservar.
Num tacho, colocar um fio de azeite e alourar o alho e o louro uns segundos até começar a ficar fragrante. De seguida adicionar a soja e cozinhar cerca de 1 minuto mexendo sempre para evaporar mais água. Adicionar a marinada e incorporar bem. De seguida juntar as nozes e a levedura continuando a cozinhar e a mexer mais uns minutos até começar a agarrar ao fundo. Desligar e reservar no tacho.
Numa panela pequena, colocar a margarina e quando estiver quase derretida incorporar a farinha. Adicionar o caldo de legumes aos poucos mexendo sempre até a mistura ficar espessa. Voltar a levar o preparado de soja ao lume e juntar este creme. Temperar com pimenta e ajustar os restantes temperos se necessário. Cozinhar uns minutos até ficar espesso. Deixar arrefecer e quando estiver morno colocar no frigorífico, de preferência durante a noite.
No dia seguinte, enfarinhar o balcão de cozinha e moldar os croquetes rolando na farinha. (a mistura deverá estar compacta nesta altura e ser fácil de moldar, mas se neste ponto ainda notarem os croquetes muito moles, adicionem 1 a 2 colheres de farinha de linhaça e deixem repousar mais 1 hora no frigorifico antes de moldar). Colocar numa tábua enfarinhada e repetir até não haver mais preparado de soja. Passar por leite vegetal, escorrer bem e de seguida passar no pão ralado. Fritar em bastante óleo quente e servir.
Para congelar, depois de todos passados por pão ralado, pôr num tabuleiro sem se tocarem e levar de imediato ao congelador durante 24h (este passo é necessário para não ficarem colados). Depois das 24h passadas, podem ser colocados em saquinhos e mantidos no congelador.
Vê o vídeo:
Fiquei muito curiosa com esta receita e decidi fazer estes croquetes. Já tinha comido croquetes de lentilhas, que são bons mas noutro registo diferente – nunca tinha experimentado a soja granulada. Pois digo-lhe que adoramos esta receita – eles saem mesmo muito bons e com algumas reminiscências aos de carne (que já não como há 4 anos) – deixei secar bem a mistura ao lume e deixei no frigorífico até ao dia seguinte. Fiz tudo como tão bem explica no vídeo e saíram divinais. Congelei alguns para ver se ficam bons à mesma (mas devem ficar). Muito obrigada por esta receita
Olá Paula, muito obrigada pelo feedback!
Fico muito contente que tenham gostado destes croquetes 🙂 eles congelam muito bem e podem ir directo a fritar sem precisar de descongelar.