Estamos na época das favas 🙂
Eu sei que o calor está a apertar e apetecem coisas frescas mas favas novas são uma leguminosa que está no auge nesta altura do ano. Se quiserem esperar por tempos mais frios, podem fazer esta receita com favas congeladas – é uma óptima comida de conforto e fica pronta num instante.
Pessoalmente prefiro favas pequenas pois são mais tenras e com uma textura mais cremosa. No entanto, esta receita resulta igualmente bem com favas grandes.
E vocês, como gostam de cozinhar as favas? Digam-me nos comentários.
Ingredientes (3-4 pessoas*):
- 2 dentes de alho, picados
- 1 folha de louro
- 1 c. sopa de azeite
- 4 copos de favas
- 1/3 copo de vinho branco
- 1 a 2 copos de água a ferver
- 1 c. chá de colorau
- ½ c. chá de paprica fumada
- 1 embalagem (200gr) de tofu fumado, aos cubos
- Sal e pimenta qb
- Coentros picados a gosto
Refogar o alho e louro no azeite até começar a dourar. Juntar as favase deixar ganhar um pouco de cor durante cerca de 1 minuto. Adicionar o vinho, sal grosso e água a ferver até cobrir as favas. Juntar o colorau e a paprica fumada e deixar cozinhar até as favas estarem cozidas. Adicionar o tofu aos cubos, pimenta e coentros picados a gosto e cozinhar mais 1 minuto mexendo sempre para fundir os sabores.
Fica óptimo servido com arroz branco e salada de alface e cebola.
*NOTA: Na demonstração no video apenas fiz meia receita.
Vejam o vídeo:
Excelente, vou experimentar. Eu faço uma receita muito semelhante mas de favas com chouriço, usando o chouriço de soja da provida que já dá um sabor a colorau e a fumado. Agora que já não vivo em Portugal já não tenho o chouriço de soja (chiuf 🙁 ) mas esta receita parece-me ser uma boa alternativa.
Obrigada pela visita, Ricardo 🙂
Também já fiz com chouriço vegetal e é muito bom, espero que gostes desta versão também!
Olá. Adoro as suas receitas, super práticas, fáceis e saborosas 🤤.
Já fiz esta receita algumas vezes e as minhas favas ficam 1pouco rijas, mesmo quando eu coloco mais água, pode ser da qualidade delas ou até por 1 questão de gosto. Então desta vez dei 1 fervura na panela de pressão e aproveitei a água delas. Ficou mais ao meu gosto mais tenras.
Parabéns e muito grata pela iniciativa 😘🙏🌺
Olá Carina, obrigada pelo feedback!
As favas novas ficam mais tenras, quando já são maiores e maduras têm mais tendencia a ficar rijas e podem precisar de cozinhar mais tempo. Parece-me que arranjaste uma boa solução para ficarem ao teu gosto 🙂
Beijinho