Este bolo de côco e lima é simplesmente divinal! Para dias de calor é uma sobremesa leve e deliciosa que com certeza agradará a toda a família, sejam eles vegetarianos ou não.
Experimentem e contem-me as vossas experiencias nos comentários ou partilhem as vossas fotos nas redes sociais com #tugavegetal
Eu costumo fazer este bolo numa forma baixa mas grande (cerca de 26cm de diâmetro) para ficar tipo tarte. Já fiz também em forma mais pequena e com buraco e fica fofo e alto e é óptimo com ou sem cobertura.
Ingredientes para a base:
- 1 copo de leite de soja
- 1 lima – sumo e raspa, separados
- 1 3/4 copo de farinha
- 1 copo de côco ralado
- 1 c. sopa de fermento
- 3/4 de copo de açúcar
- 2/3 copo de óleo de côco, derretido + para untar a forma
Ingredientes para a cobertura:
- 1 lata de leite de côco
- 1/2 lima – sumo e raspa, separados
- 2 c. sopa bem cheias de açúcar
- 1 c. sopa de amido de milho
Corto um círculo de papel vegetal do tamanho da base da forma. Pincelo toda a forma com óleo de côco derretido, coloco o papel vegetal no fundo e pincelo também.
Pré-aqueço o forno a 180°C.
Vamos começar por preparar a base. Num copo alto ou taça coloco o leite de soja e o sumo de lima e mexo com uma colher para fazer uma espécie de buttermilk. Deixo repousar e numa taça grande coloco a farinha, o côco ralado, o fermento e a raspa da lima e misturo com uma vara de arames. Depois, junto o óleo de côco derretido, o açúcar e a mistura do leite de soja. Mexo tudo até ficar com uma mistura homogénea, mas não lisa pois o côco ralado dá um aspecto granuloso a esta massa. Depois de tudo misturado, verto para a forma e levo ao forno por cerca de 40-50 minutos, tapando a meio da cozedura com papel de alumínio se necessário. Antes de desenformar o bolo, deixar arrefecer pelo menos 30 minutos.
Para a cobertura, coloco o leite de côco, o sumo de lima, o amido de milho e o açúcar num tachinho e levo ao lume médio mexendo sempre com uma vara de arames até ficar espesso. Depois verto para uma taça ou travessa pequena para arrefecer mais rápido.
Para montar o bolo é necessário que tanto a base como a cobertura estejam à temperatura ambiente. Depois do bolo desenformado e no prato em que vai ser servido, espalho a cobertura por cima numa camada grossa e polvilho com a raspa de lima.
É muito bom servido fresco depois de umas 2 a 4 horas no frigorífico mas pode também ser saboreado à temperatura ambiente.
Deixem um comentário a dizer o que acharam desta receita e sigam o blog para mais!
Vejam o vídeo:
Obrigado pela receita. Vamos experimentar 🙂
Só um reparo: um vegetariano consome lacticínios e outros produtos de origem animal.
Não querias dizer “vegano”?
Olá João. Grata pela visita 🙂
Sim, poderia ter dito vegano (que é alguém que pratica uma alimentação vegetariana estrita, actualmente também chamada de alimentação vegana).
Em Portugal, vegetariano ainda é muito utilizado como vegetariano-estrito, nomeadamente em situações oficiais (um exemplo é lei que saiu que obriga as cantinas publicas a terem uma opção vegetariana (estrita)). Eu sou grande apologista de se utilizar a nomenclatura internacional mas nem sempre o faço e foi o caso desta vez.
Não tinha farinha de trigo, fiz com um mix de farinha de alfarroba e de aveia (menos do que a de alfabarroba) e ficou mega bom.
Amei. Obrigada.
Boa tarde!! O bolo tem um aspecto deliciosamente incrível 😊 dúvida acerca da cobertura, depois de fria ganha alguma consistência certo? Obrigada pelo seu tempo e criatividade!
Olá Tamara, sim depois de refrigerar a cobertura fica mais firme 🙂