Depois de várias semanas de ausência por motivos da vida real, trago-vos uma receita especial para a noite de passagem de ano: Folhado de alheira com castanhas e puré de ervilhas a acompanhar, tudo sem ingredientes de origem animal. Fiquem atentos ao blog e subscrevam, se ainda não o fizeram, para saber que novidades podem esperar na comunidade Tuga Vegetal para o ano de 2019.
Ingredientes para o folhado de alheira (4-6 pessoas):
- 1 embalagem de massa folhada rectangular (sem ingredientes de origem animal, vejam aqui)
- ½ copo de soja fina
- 1 copo de caldo de legumes a ferver
- 1 alheira vegana
- 1 cebola, picada
- 3 dentes de alho, picados
- ½ pimento vermelho, aos cubinhos
- 200gr de cogumelos pleurotus, cortados
- 1 cenoura cozida, aos cubinhos
- 1 copos de couve cozida, em juliana
- 8 azeitonas picadas
- 2 c. sopa de linhaça moída
- 1 c. sopa de azeite
- 1 c. chá de colorau
- Pimenta qb
- Sal (se necessário)
- 1 c. sopa de xarope de maple + 1 c. sopa de água para pincelar (opcional)
Ingredientes para o puré:
- 3 ½ copos (450gr) de ervilhas congeladas
- 1 copo de espinafres congelados
- 2 copos (500ml) de água
- Sal e pimenta qb
- Vinagre qb
Ingredientes para as castanhas:
- 600gr castanhas peladas congeladas
- 1 c. sopa de azeite
- 2 dentes de alho, picados
- 1 c. sopa de xarope de maple/ácer ou agave ou açúcar amarelo
- Sal e pimenta qb
- Água
Para o folhado, começar por colocar a soja fina numa taça, cobrir com o caldo de legumes e reservar. Colocar a alheira num prato, retirar o invólucro, esmagar com um garfo e reservar. Preparar os restantes vegetais.
Numa frigideira, aquecer o azeite em lume médio alto e refogar o alho e a cebola até começarem a ficar transparentes. Adicionar o pimento e cozinhar mais 1-2 minutos até ficar fragrante. Adicionar os cogumelos, baixar o lume e tapar mexendo de vez em quando até os cogumelos começarem a perder a água. Passados 5-7 minutos o volume dos cogumelos deve ter diminuído para metade. Adicionar a soja fina com o caldo, o colorau e deixar cozinhar em lume médio, destapado, até não haver água no fundo da frigideira.
Juntar a alheira e ir desfazendo com a colher de pau misturando bem com os resto dos ingredientes. Juntar a couve, a cenoura e as azeitonas e incorporar. Deixar cozinhar 1-2 minutos mexendo sempre para incorporar os sabores. Desligar o lume e envolver a linhaça moída. Passar este preparado para uma travessa para arrefecer cerca de 30 minutos. Deverá estar quase a temperatura ambiente na altura de fazer o rolo.
Pré-aquecer o forno a 220°C (ou à temperatura indicada na embalagem de massa folhada). Desenrolar a massa folhada sobre um tabuleiro de forno, mantendo o papel vegetal por baixo. Cortar algum excesso de massa nas pontas que poderá ser utilizado para decoração.
Colocar o recheio sobre a massa num dos lados maiores e com a ajuda da colher de pau ou das mãos, moldar o recheio em forma de cilindro. Com a ajuda do papel vegetal, ir enrolando a massa folhada até cobrir o recheio por completo. Apertar as pontas para selar o rolo e decorar com os restos da massa. Com a ajuda de uma faca fazer 3 furos no topo da massa. Misturar o xarope de maple e a água e pincelar por cima do rolo. Levar ao forno durante cerca de 30 minutos ou até dourar.
Para o puré de ervilha, colocar os espinafres, as ervilhas, a água e uma pitada se sal num tacho e levar ao lume alto até as ervilhas estarem cozidas e se começarem a desfazer. Isto pode demorar cerca de 20 minutos. Retirar do lume e passar com uma varinha mágica. Se ainda estiver demasiado líquido, levar novamente ao lume mexendo sempre para engrossar. Adicionar umas gotas de vinagre a gosto.
Para as castanhas, refogar o alho no azeite cerca de 1 minuto até ficar fragrante. Juntar as castanhas e deixar cozinhar 2-3 minutos mexendo sempre. Juntar um pouco de água apenas para cobrir o fundo da frigideira. Tapar e deixar cozinhar em lume brando cerca de 10 minutos, juntando mais água aos poucos se necessário. Temperar com umas pedrinhas de sal e o xarope de maple e deixar cozinhar destapado mais uns minutos até as castanhas ficarem tenras, adicionando um pouco de água se necessário.
Dicas e sugestões:
- Os vegetais utilizados no recheio de alheira podem ser substituídos por outros, mantendo as quantidades.
- O recheio de alheira deve estar morno, perto da temperatura ambiente quando for colocado na massa folhada para não a desfazer.
- O recheio pode ser preparado de véspera e guardado no frigorífico. Antes de utilizar, deixar voltar à temperatura ambiente antes de rechear o folhado.
- O puré de ervilhas pode ser preparado no dia anterior e guardado no frigorífico. Aquecer lentamente numa panela antes de servir.
Vejam o vídeo: