Quando era miúda, frango de fricassé era um dos meus pratos preferidos. O molho é super rico, cremoso e ligeiramente ácido por causa do limão. Hoje recriei esta receita sem frango de fricassé, fazendo fricassé de seitan. Nas Notas coloquei 2 ideias de variações sem glúten.
Acho que é talvez um dos meus temperos preferidos para o seitan de todas as receitas que já partilhei aqui no canal. Espero que gostem, que experimentem e partilhem com amigos e família esta versão tão saborosa e sem sacrifício animal. Partilhem as vossas criações nas redes sociais e marquem-me @tugavegetal #tugavegetal que eu adoro ver os vosso resultados!!
Aproveito para relembrar que tenho um eBook de receitas descomplicadas na minha loja na Etsy para quem procura ideias simples e nutritivas para o dia-a-dia e arte digital para quem quer decorar a sua cozinha ou a sua casa com coisas bonitas e inspiração vegana!
Mas agora, vamos à receita!
Ingredientes (3 – 4 doses):
- 500gr de seitan *
- 1 caldo de alho e cebola **
- ¼ copo de levedura de cerveja ***
- ½ copo de água a ferver
- 1 c. sopa bem cheia de mostarda
- 1 c. sopa de cebola em flocos ou em pó
- 1/3 copo de vinho branco
- 1 limão, sumo
- ½ pacote de natas vegetais
- ¼ copo de salsa fresca, picada
- Azeite qb
- Molho de piripiri qb
- Sal qb
Notas:
* Eu prefiro um seitan que seja fofo e macio e refrigerado. Os seitans em vácuo não-refrigerados costumam ter uma textura tipo borracha e não são aptos para este tipo de receita. Se o seitan não der para desfiar, podes fatiá-lo.
* Para uma versão sem glúten utiliza cogumelos pleurotus ou tofu fatiado.
** Podes substituir o caldo de cebola e alho por caldo de legumes ou por 1 c. chá de cebola em pó + 1 c. chá de alho em pó + 1 c. chá de sal
*** Levedura de cerveja tem um sabor mais intenso mas podes usar levedura nutricional. A levedura tem um papel muito importante para o sabor mas se não tiveres nenhuma podes omitir e ajustar os restantes temperos a gosto.
Retiro o seitan da embalagem, passo por água para retirar a goma exterior e desfio para uma travessa ou num recipiente com tampa.
Numa tacinha, coloco o caldo partido em pedacinhos e a levedura e adiciono a água a ferver. Mexo bem para dissolver o caldo e depois adiciono os restantes ingredientes da marinada: a mostarda, a cebola seca e o vinho. Verto esta marinada por cima do seitan e envolvo bem para que este absorva todos os temperos. Deixo marinar pelo menos meia hora, e idealmente durante a noite para intensificar os sabores. Num recipiente fechado, ele aguenta cerca de 4 dias nesta marinada.
Quando for hora de cozinhar, deixo uma frigideira aquecer e adiciono azeite generosamente pois o seitan não tem ainda nenhuma gordura. Retiro colheradas de seitan da marinada deixando escorrer o maior (reservando a marinada) e coloco o seitan na frigideira numa só camada. Tempero com um pouco de sal (o caldo já contém algum sal) e molho de piripiri. Deixo alourar antes de virar. É preciso ter paciência e não estar sempre a mexer o seitan para ele formar uma crosta dourada a toda a volta. Quando estiver tostadinho, rego com sumo de limão por cima e repito tudo novamente com o resto do seitan.
Depois de todo o seitan cozinhado, reservo-o numa travessa e na mesma frigideira baixo o lume e adiciono as natas vegetais e a restante marinada. Este molho demora apenas um par de minutos a fazer. Deixo aquecer mexendo sempre, tempero com sumo de limão e ajusto o sal se necessário e termino com a salsa. Desligo o lume e verto este molho de fricassé por cima do seitan.
Fica óptimo com arroz branco e salada, misturado com massa cozida ou no pão.
Vê o vídeo:
[…] receita veio do Tuga vegetal e devo dizer que além de simples fica uma […]
Obrigada São, fico contente que tenhas gostado 🙂 ♥️