Esta receita é adaptada da receita de Madalenas que a minha mãe costumava fazer quando eu era mais nova. As Madalenas são uns bolinhos típicos do nordeste francês, normalmente assados numas forminhas em forma de concha. A massa é levada ao frigorífico antes de ser cozinhada que é o que dá o tradicional altinho no topo da Madalena. Na versão vegana, o altinho não é muito pronunciado mas ficam igualmente fofas e deliciosas.
Ingredientes (~24 unidades):
- ¾ copo de aquafaba(*)
- 200 gr de açúcar
- 225 gr de farinha
- 180 gr de manteiga vegetal
- 1 c. sopa de sumo de limão
- 1 c. chá de raspa de limão
- 1 ½ c. chá de fermento
- 1 pitada de goma xantana ou de guar (opcional)
Derreter a manteiga vegetal em banho Maria em fogo baixo ou no microondas em potência baixa (350-400W) em intervalos de 20 segundos.
Colocar a aquafaba e o sumo de limão numa taça grande bater com uma vara de aros ou a batedeira até começar a fazer espuma. Juntar o açúcar e a goma xantana e bater até incorporar bastante ar mas sem chegar a ficar aquafaba em castelo.
Depois juntar a farinha por duas vezes envolvendo com uma colher. Para tentar manter o máximo de ar na mistura passar com a colher à volta e por baixo da taça em movimentos longos. Não é necessário envolver a farinha por completo antes de passar para o próximo passo.
De seguida juntar a raspa de limão e por fim a manteiga vegetal derretida. Continuar a envolver com movimentos longos e paciência. Quando a mistura estive homogénea, levar ao frigorifico por pelo menos 1 hora.
Passado o tempo de repouso da massa, pincelar as forminhas com óleo vegetal e colocar uma colher da massa em cada uma. Não é necessário encher completamente as formas. Levar ao forno pré-aquecido a 180°C até ficarem com uma linha tostada a toda a volta. Remover do forno e deixar arrefecer numa rede.
(*)Algumas curiosidades sobre a aquafaba:
- A aquafaba é a água de cozer leguminosas, a mais utilizada é a de grão de bico.
- Pode ser utilizada para substituir ovos em bolos e pode substituir claras em castelo em merengues, pavlovas e suspiros.
- Pode ser congelada.
- Tanta a água de leguminosas de compra como a de leguminosas cozidas em casa pode ser utilizada. Por conveniência utilizo muitas vezes a de compra e o sal não afecta em nada o resultado final. Ao utilizar a versão caseira, pode ser necessário reduzir para ficar com uma consistência mais viscosa e deixar arrefecer no frigorífico durante a noite.
- Mais receitas com aquafaba: Natas do Paraíso.
Vejam o vídeo: