Ultimamente, tenho visto e experimentado várias receitas de panquecas com 3 ingredientes: aveia, banana e leite vegetal. Provei várias versões mas sempre as achei massudas ou pastosas. Decidi brincar com as quantidades e descobri que aumentado a quantidade de leite e adicionando sementes de linhaça moídas, a massa fica mais macia e com uma textura muito agradável. Hoje, partilho com vocês a minha adaptação das panquecas com 3 ingredientes, neste caso, são 4!
Esta receita é muito fácil e rápida, além disso é saudável e uma óptima opção para o pequeno-almoço ou mesmo para um jantar preguiçoso. Usem a vossa imaginação e variem os toppings para diferentes combinações de sabores. Abaixo dos ingredientes, deixo algumas sugestões.
Ingredientes (6 panquecas):
- 1 copo de aveia
- 1 ½ copo de leite de soja (mais 2-4 colheres de sopa se necessário)
- 1 banana madura
- ¼ copo de sementes de linhaça moídas
- Pitada de canela (opcional)
Ideias para toppings:
- Frutos vermelhos, pecans e xarope de maple
- Nozes, amêndoas, canela e xarope de maple
- Banana e chocolate derretido
- Manteiga de amendoim, maça e canela
- Manga, ananás e côco ralado
- Compotas
Para fazer a massa é necessário uma misturadora, trituradora ou varinha mágica. O processo é tão simples, basta juntar todos os ingredientes e triturar até a mistura ficar homogénea. Inicialmente, a consistência vai ser líquida, por isso é preciso deixar a massa repousar uns 5 minutos enquanto a linhaça faz a sua magia. Eu aproveito esse tempo para lavar e cortar a fruta e preparar os outros toppings.
Passado o tempo de repouso da massa, aquecer uma frigideira anti-aderente em fogão médio alto. Quando estiver quente verter um pouco da massa no centro e espalhar circularmente com uma colher. Passados uns 30-60 segundos a massa vai começar a secar na superfície e as bolhinhas de ar vão rebentar. Quando estiver seca ou a começar a dourar à volta está na altura de virar a panqueca. O segundo lado da panqueca cozinha mais rápido, assim que ela estiver dourada pode ser removida para um prato.
Depois é só repetir este processo com o resto da massa e ir empilhando as panquecas.
Se a mistura começar a ficar demasiado espessa com o tempo de espera entre panquecas, pode-se acrescentar uma a duas colheres de leite vegetal de cada vez para voltar a ficar com a consistência certa.
Quando estiverem prontas, servir com toppings a gosto e disfrutar!
Bom apetite!
Dicas e sugestões:
- A banana deve ter pintas ou manchas castanhas na casca para estar madura o suficiente para esta receita.
- Podem substituir o leite de soja por outro leite vegetal à vossa escolha, mas lembrem-se que alguns leites vão influenciar o sabor das panquecas.
- Enquanto as panquecas cozinham pode ser necessário ir regulando a temperatura do fogão várias vezes para ter a certeza que cozinham por dentro mas não queimam.
Vejam o vídeo:
Amiga, adorei as panquecas. Experimentei e fiquei fã.
Obrigada pelas suas receitas, são otimas
Um bom 2018, com sabores e paladares saudáveis
Beijinhos
Amiga,
As suas panquecas são excecionais, deliciosas. Experimentei e fiquei fã.
Obrigada pelas suas saborosas receitas.
Um ano 2018, cheio de sabores e paladares saudáveis.
Beijinhos
Obrigada Ana, fico muito contente 🙂
Desejo um excelente ano de 2018 cheio de coisas boas!
Tugavegetal, I love your recipes. These pancakes I love and I’m sharing it with all my friends. 😚
Thank you Anabela!
Boas,
As bananas da Madeira (e dos Açores, mas essas são ainda mais difíceis de encontrar) são mais pequenas. Usando destas ainda assim uma chega ou é melhor usar uma e meia ou mesmo duas?
Olá Nuno,
Esta receita é bastante adaptável e não exige medidas exactas.
Em príncipio uma deve chegar, pois a aveia quando misturada com líquido fica também pegajosa. Se achares que a consistência não está pegajosa o suficiente acrescenta mais meia banana. O resto podes utilizar para por em cima das panquecas 🙂
Top!!
Vegan Nation