pão de arroz fatiado

Pão de arroz, sem glúten, fácil e económico com 5 ingredientes que tens em casa – receita vegana

Este pão de arroz é muito simples de fazer e é uma óptima alternativa para quem procura pão sem glúten. Além disso, leva apenas 5 ingredientes que provavelmente tens na tua despensa ou que facilmente encontras num supermercado. É também bastante económico, sendo que a sua base é arroz branco. Qualquer tipo de arroz branco serve nesta receita, podendo resultar em pequenas diferenças na estrutura. Aproveita e vê também a minha receita de pão de trigo sarraceno.

 

Três coisas importantíssimas a ter em conta: a textura da massa e a temperatura do forno:

– Para este pão de arroz, a textura da massa que deve ficar sem grânulos e deve ficar colante. Se ficar muito granulada o fermento não irá ter força para levantar a massa resultando num pão denso e rijo.

– O forno é inicialmente pré-aquecido nos 90°C e quando colocamos o pão no forno subimos de imediato a temperatura para os 190°C. Isto vai fazer com que o pão coze devagar com a subida de temperatura gradual, dando tempo ao interior para cozinhar por igual. Ao não seguir estas indicações, o fermento pode activar demasiado rápido resultando em bolsas de ar grandes e partes densas, não criando a textura com bolinhas de ar e fofa que queremos.

– Antes de cortares o pão deixa arrefecer completamente pois o amido presente no arroz quando está morno vai tornar o pão colante e lá se vai a textura que queremos – resiste à tentação!!

 

Ingredientes:

  • 1 ½ copos de arroz branco (agulha, carolino, basmati)
  • 1 c. sopa de açúcar
  • ½ c. chá de sal fino
  • 2 c. sopa de óleo vegetal neutro ou azeite
  • 200ml de água fria
  • 1 c. chá de fermento de padeiro seco
  • óleo para pincelar

 

Colocar o arroz numa taça e cobrir com bastante água a ferver. Mexer com uma colher para evitar que se formem blocos de arroz e que todo ele possa hidratar por igual. Deixar de molho pelo menos duas horas ou idealmente durante a noite.

Depois de demolhado, escorrer, lavar com água fria e escorrer novamente muito bem. Colocar no copo de uma liquidificadora potente e adicionar o açúcar, o sal, o óleo e a água fria e triturar 2 minutos. Aconselho a cronometrares pois a nossa tendência é achar que passou mais tempo do que realmente passou. Passado esse tempo, verifica a textura da massa com os dedos. Se ainda sentires grãos de arroz tipo açúcar, precisas de triturar mais 1 minutos até a massa ficar fina (grãos com tamanho similar à canela são aceitáveis) e colante.

A massa pode estar mais líquida ou mais cremosa, dependendo da quantidade de água que o arroz absorveu ao demolhar mas isso não deverá interferir no resultado final. Adiciona o fermento e bate mais uns segundos para incorporar. É natural que ao fim deste tempo o motor da liquidificadora tenha aquecido a massa o que é normal e desejável pois vai contribuir para acelerar o processo de fermentação.

Coloca o preparado numa forma rectangular antiaderente. Não deverá chegar a mais de meio da forma. Com um pauzinho mede a altura da massa e marca na lateral o que será o dobro da massa e metade do dobro (vê no vídeo como faço).

Tapa com uma folha de alumínio (a parte brilhante sempre para o lado que fica em contacto com a comida) e aconchega-a à forma para manter a humidade. Enrola numa toalha grossa e deixa levedar até chegar à primeira marca (cerca de 20-30 minutos). Nesta altura põe o forno a aquecer a 90°C.

Depois de levedar, leva o pão ao forno tapado com o alumínio da mesma forma e aumenta a temperatura de imediato para os 190°C. Deixa assar 30 minutos. Destapa e leva mais 10 minutos ao forno ou até dourar.

Antes de cortares o pão deixa arrefecer completamente. Podes depois guardá-lo num saco plástico no frigorífico para o manteres fofo por mais tempo.

 

Vê o vídeo:

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *