Um ingrediente bastante útil na cozinha vegetal é a farinha de grão de bico. Óptima para substituir o ovo em pratos salgados como na tortilha espanhola e omeletes, hoje vou usar esta farinha para fazer pataniscas.
Digam-me nos comentários quais são os vossos pratos preferidos com farinha de grão de bico ou que pratos gostariam que eu fizesse em que a pudesse utilizar.
Agora vamos ao que interessa!
Ingredientes:
- 1 copo de farinha de grão de bico
- 1 copo + ¼ de água
- ½ copo de batata doce*
- 1 alho francês
- 2 c. sopa de azeite refinado
- 1 folha de louro
- 1 c. chá de bicarbonato de sódio
- 1 raminho de salsa picada
- sal e pimenta qb
*ver Dicas e Sugestões
Fazer um golpe ao longo da casca da batata doce e levar a cozer ao vapor. Ou cortar em 4 e cozer num pouco de água. Depois de cozida descascar e esmagar com um garfo.
Fatiar o alho francês e refogá-lo num pouco de azeite com uma pitada de sal e louro até ficar macio. Desligar o lume e reservar.
Numa taça pôr a farinha de grão de bico e o bicarbonato e ir juntando 1 copo de água devagar até ficar cremoso. Adicionar ½ copo de batata doce e guardar o resto para outros pratos ou para comer de sobremesa. Se necessário adicionar mais ¼ de copo de água até ficar cremoso novamente.
Temperar com sal e pimenta a gosto. Juntar o alho francês, depois de descartar o louro e envolver. Juntar salsa picada e misturar tudo muito bem.
Para cozinhar podemos fritar em óleo como na receita original, pondo uma colherada de massa em óleo bem quente e virar para dourar por igual. Ou podemos grelhar numa frigideira antiaderente pincelada com um pouco de óleo. Este óleo é necessário para as pataniscas não ficarem demasiado secas e não queimarem por fora. Ao virar as pataniscas pincelar mais um pouco de óleo para que a massa não esteja em contacto com a frigideira seca.
Eu gosto de servi-las com arroz de ervilhas ou de feijão e salada de couve.
Esta receita é óptima para almoços de convívio com familiares e amigos. Experimentem e digam-me o que acharam.
As da esquerda foram grelhadas e as da direita foram fritas.
Dicas e Sugestões:
- Podem fazer a vossa própria farinha de grão se tiverem um robô de cozinha potente. Basta processar grão de bico seco até ficar em pó.
- A batata doce pode ser substituída por puré de abóbora cozida. Batata normal pode ser utilizada em último caso mas a massa ficará um pouco mais farinhenta e seca, por isso aconselho a substituírem também metade da água por leite vegetal.
- A versão frita pode ser comida no dia seguinte sem afectar a textura. Já a versão grelhada, no dia seguinte fica mais seca. A versão frita cozinha mais rápida e é aconselhada quando se faz em maior quantidade.
Vejam o vídeo:
Podemos substituir o alho francês por outro legume? exemplo: beringelas?
Sim, podes substituir pelos legumes que quiseres 🙂 claro que o sabor vai ser diferente mas de certeza igualmente delicioso 🙂
Adoro esta receita, geralmente salteio mais legumes com o alho francês (cenoura, pimento vermelho) e adiciono mais farinha no fim, porque no meu caso ficam sempre um pouco inconsistentes.
hmmm fica deliciosos com mais vegetais também :p
obrigada pela partilha!