O Outono é a época das abóboras. Estas queijadas já vão atrasadas para o Halloween, mas é 2020, e quem é que anda a par dos dias com estes confinamentos e desconfinamentos?
São uma boa sugestão para o Natal, principalmente se estivermos confinados sozinhos, podemos comer as queijadas todas e não partilhar com ninguém!
Vamos precisar de uma liquidificadora ou robot de cozinha para esta receita. Em baixo, deixo também as instruções para fazer na Bimby.
Ingredientes (16-20 unidades):
- 300gr de abóbora manteiga ou outra, cozida (*)
- 250gr de açúcar
- 50gr de manteiga vegetal ou margarina
- 1 c. chá de raspa de limão ou laranja
- 20gr (2 c. sopa rasas) de amido de milho
- 80gr de farinha de trigo
- 1 c. chá de fermento
- 200ml de leite de arroz sem açúcar
- Canela para polvilhar (opcional)
(*) Cozer a abóbora com uma pitada de sal e escorrer bem antes de pesar.
Pré-aquecer o forno a 190°C.
Pincelar as forminhas de silicone com manteiga vegetal derretida. Reservar.
Na liquidificadora: colocar a abóbora ainda quente, o açúcar, a manteiga e a raspa de limão ou laranja ou dos dois. Bater até ficar cremoso. Adicionar os restantes ingredientes e bater novamente até ficar homogéneo.
Na Bimby: colocar a abóbora ainda quente, o açúcar, a manteiga e a raspa de limão ou laranja ou dos dois (15seg/vel1 e aumentar gradualmente até 8). Adicionar os restantes ingredientes e bater novamente até ficar homogéneo(15seg/vel1 e aumentar gradualmente até 6).
Verter para as forminhas e levar ao forno por cerca de 25min. No teste do palito ele não deverá sair seco, o topo das queijadas vai estar cozinhado mas estarão cremosas por dentro. Elas vão subir inicialmente e depois vão abater quando forem retiradas do forno. Deixar arrefecer pelo menos 20 minutos antes de desenformar para não se desfazerem.
Experimentem e partilhem os vossos resultados no Instagram com a hashtag #tugavegal e marquem-me @tugavegetal nas publicações para as partilhar na minha história.
Vejam o vídeo:
saborosas. Parabéns e obrigada
Mais uma receita sua maravilhosa – já tinha feito os croquetes de soja e agora fiz estas queijadas que enganam qualquer amador de queijadas tradicionais que levam muito leite animal e ovos :-). Estou mesmo a adorar o seu site (sai tudo muito bem como explica). Tento fazer todas as semanas uma receita nova deste site. Há sites em que as coisas não saem bem como se vê nas imagens mas aqui isso não acontece. Como posso postar fotos dos pratos que reproduzo aqui para o site?