Estamos a chegar àquela altura do ano em que começamos a pensar no que vamos fazer para a ceia de Natal e Ano Novo. Como as tradições somos nós que fazemos e o mais importante é estarmos rodeados das pessoas que gostamos, hoje e nas próximas semanas trago-vos receitas 100% vegetais que ficam muito bem numa mesa de festa mas podem ser saboreadas todo o ano.
Este seitan é diferente do que partilhei anteriormente. Esta receita é um pouco demorada, e tem várias etapas mas é bastante fácil de fazer. No fundo da página na secção de Dicas e Sugestões menciono possíveis substituições para alguns ingredientes e como duplicar ou triplicar esta receita. A dose que fiz serve 2 a 3 pessoas, é uma dose pequena mas pode ser facilmente multiplicada.
Ingredientes para o recheio:
- 100gr de cogumelos pleurotus ou portobello
- ½ copo de nozes
- 4 cebolinhas verdes
- 2 c. sopa de vinho branco
- 1 dente de alho
- 1 c. sopa de óleo vegetal
- sal qb
Ingredientes para o seitan:
Secos:
- 1 copo de glúten de trigo
- 2 c. sopa de farinha de trigo
- 1 c. sopa de cebola em pó
- 1 c. sopa de alho em pó
- 1 c. chá de colorau
- 1 c. chá de sal fino
- ½ c. chá de pimenta branca moída
- ¼ c. chá de sálvia em pó
Líquidos:
- ½ copo de leite de soja ou caju
- 1 c. sopa de miso
- 1 c. sopa de mostarda
- 1 c. sopa de azeite
Ingredientes para o revestimento:
- papéis de arroz qb (usei 2)
- 2 c. sopa de azeite
- 1 dente de alho esmagado
Ingredientes para o molho e decoração:
- 1 laranja
- ½ limão
- 2 c. sopa de ágave
- rosmaninho qb
Vamos começar pelo recheio. Parto as nozes com uma faca e reservo. Com dois garfos desfio os cogumelos e reservo. Fatio as cebolinhas e pico o alho. Numa frigideira aqueço o óleo e quando estiver quente refogo as cebolinhas uns 30 segundos para libertarem o aroma. Junto os cogumelos e as nozes e tempero com sal e pimenta. Deixo cozinhar cerca de 1 minuto até os cogumelos começarem a amolecer e junto o vinho. Continuo a mexer até o vinho evaporar, isto é bastante rápido. Junto o alho bem picadinho misturo e apago o lume. Deixo o recheio arrefecer destapado enquanto preparo o seitan.
Para preparar o seitan começo por misturar os líquidos numa taça e mexo para dissolver bem o miso e a mostarda. A mistura vai querer começar a emulsionar e ficar mais espessa tipo maionese, isto é normal.
Numa taça maior junto os ingredientes secos e dou uma mexidela. Depois junto os líquidos e misturo bem. Passo a massa para uma superfície lisa e amasso cerca de 1 minuto para começar a activar o glúten. Faço uma bola e ponho-a de volta na taça. Deixo esta massa repousar 10 minutos antes de continuar.
Passados os 10 minutos, uso um rolo e vou alisando a massa até ficar com um rectângulo da largura da frigideira onde depois vou alourar o seitan. Disponho o recheio perto de uma das pontas e começo a enrolar apertando os lados para que o recheio não saia. O seitan tem tendência a colar-se a si mesmo conforme vou apertando.
Para e revestimento vou usar papel de arroz. Molho o papel de arroz e enrolo-o à volta do seitan, cortando e tapando pequenos furos quando necessário. Na frigideira aqueço o azeite e refogo o alho inteiro uns segundo para aromatizar. Depois deixo o rolo alourar, virando para que o revestimento cozinhe a toda a volta. Isto vai ajudar a ‘selar’ o seitan para que não expanda mais quando for a assar.
Numa travessa de ir ao forno despejo o azeite da frigideira e ponho o rolo em cima. Cobro a travessa com papel de alumínio bem ajustado, se necessário com duas camadas. O lado brilhante do alumínio é o que deve ficar em contacto com a comida e não o contrário. Levo a travessa ao forno pré-aquecido a 180°C por 20 minutos.
Entretanto preparo o molho de laranja. Corto a laranja a meio e de cada metade corto uma fatia de laranja para usar como decoração. Com o resto da laranja faço sumo e também com o meio limão. De seguida misturo o agave com o sumo e reservo. Passados os 20 minutos, verto o molho de laranja por cima do seitan e disponho as fatias de laranja e os raminhos de rosmaninho por cima. Levo a travessa destapada ao forno mais 30 minutos, regando com o molho a meio do tempo.
Antes de servir, o seitan deve repousar para ficar com a consistência certa e apurar os sabores. Fatiar antes de servir e regar com o molho.
Fica óptimo acompanhado com puré ou batatas assadas e salada mista.
Esta receita vai ser um sucesso em qualquer mesa. Experimentem e digam-me o que acharam. Boas festas!
Dicas e Sugestões:
- Se quiserem duplicar ou triplicar a receita é preferível fazerem vários rolos em vez de um rolo gigante, pois vão facilitar na parte de alourarem na frigideira. Se preferirem fazer um rolo grande, aumentem o tempo de cozedura no forno para 30+45 minutos.
- Este recheio é apenas uma sugestão, podem utilizar outro recheio da vossa preferência.
- Podem também fazer recheio a mais e utilizá-lo como parte do acompanhamento. Pessoalmente adoro este recheio e sou capaz de o comer à colher sem mais nada.
- As especiarias e ervas em pó que uso na massa do seitan podem ser ajustadas ou substituídas a gosto.
- Para o revestimento podem usar yuba ou omitir por completo e alourar apenas o seitan. Se não utilizarem revestimento, certifiquem-se que o seitan está bem selado e virem-no com cuidado para que o recheio não saia.
- Se quiserem servir o molho à parte dupliquem as quantidades.
E vocês, que pratos vegetarianos costumam cozinhar nesta época de festa?
Vejam o vídeo:
Este fim-de-semana vou cozinhar esta delícia. Incluindo fazer o seitan. Só tenho uma pequena reserva porque ainda tenho muitas duvidas em relação aos efeitos do glúten. Até agora cá em casa nenhum de nós os 4 deu sinais de ter algum tipo de intolerância. Mas ainda não sei se o glúten não devia eliminado da dieta vegan. Se alguém tiver experiência e/ou conhecimento sobre isto agradeço respostas
Olá Pedro,
Deixo-te aqui um video do Dr. Greger. em termos de digestão não parece existir nenhum problema com o gluten, foi mais uma moda que pegou. A excepção sendo pessoa com doença celíaca, que são mesmo alérgicas. No entanto há alguma evidencia que poderá haver pessoas com uma espécie de intolerância ao trigo. No video explica melhor. https://nutritionfacts.org/video/is-gluten-sensitivity-real/
A minha opinião pessoal é que se as pessoas não são alérgicas o seitan pode ser um óptimo alimento numa dieta vegetal variada, pois têm tanta proteina como um bife sem ter gordura saturado ou colesterol. É um alimento saciante e muito versátil também. No video ele fala no inicio sobre as dietas sem gluten serem ‘big business’ e faz todo o sentido vendo a maneira como cresceu a oferta destes produtos. Lembro também que há povos que comem seitan há anos, não só como substitutos da carne mas com carne também. https://pt.wikipedia.org/wiki/Seitan
Faz alguma diferença entre usar papel de arroz ou papel vegetal? Obrigado
Sim, o papel de arroz come-se com o seitan. No fundo da publicação na secção de dicas e sugestões deixei lá mais duas opções. Podes utilizar yuba que se compra em lojas asiáticas ou não utilizar nada e dourar apenas o seitan por fora. Ele forma a sua própria crosta.
O rolo está aprovadissimo, agora vamos aos bifes e congelar para os almoços de dia de semana 🙂
Continua assim 🙂
Beijocas
Maravilha!! 😀
A receita parece deliciosa, mas, um leigo na cozinha como eu, consegue fazer esse prato, que parece ser sofisticado?
Olá Francisco, já recebi feedback de pessoas que nunca tinham feito seitan a partir do gluten de trigo e que fizeram esta receita e adoraram por isso acredito que se seguires as instruções com calma que consigas fazer este prato sim 🙂
Não diria que é uma receita dificil, acho que parece porque tem várias atapas diferentes para chegar ao resultado final e por isso exige alguma dedicação. Aconselho a fazeres num dia que te apeteça estar na cozinha a desfrutar do processo e não sobre pressão. Se fizeres, gostaria muito de saber como correu e o que achaste. Bom apetite!!