Estes bifes, ou vifes porque são vegan, são uma alternativa ao seitan sem gluten e são feitos à base de lentilhas. A massa é bem temperada e depois leva um pouco de amido para lhe dar densidade antes de cozinhar. Eu uso levedura de cerveja nos temperos porque, pessoalmente não tenho problema com o glúten, mas para uma versão 100% sem glúten, aconselho usar levedura nutricional – ambas são nutricionalmente parecidas, com vitaminas do complexo B e muito ricas em proteína e fibra, além de que dão imenso sabor umami. Em relação ao molho de soja, é necessário verificar se tem gluten, alternativas sem gluten são o tamari e o coco aminos.
Como a massa em si não tem gordura adicionada, usamos óleo vegetal ou azeite para cozinhar estes bifes que lhes vai dar mais sabor e uma textura mais interessante.
Se fizeres esta receita, partilha nas tuas redes sociais e marca-me @tugavegetal
Ingredientes:
- 1 copo de lentilhas castanhas ou verdes, secas
- 1 dente de alho
- 2 c. sopa de vinho tinto
- 3 c. sopa de molho de soja ou tamari
- 1 c. chá de cebola em pó
- 1 c. chá de paprica fumada em pó
- 2 c. sopa de levedura de cerveja ou levedura nutricional
- 1 pitada de cominhos
- ¼ a ½ copo de água
- 3 c. sopa de amido de milho
- Óleo de girassol ou azeite qb
- Sal e pimenta qb
- 2 c. sopa de manteiga
- 1 c. sopa de mostarda
- 1 pacote de natas
- 1 c. sopa de levedura de cerveja
- 1 c. sopa de sumo de limão
- 1 pitada de curcuma
- Sal e pimenta qb
Demolhar as lentilhas por pelo menos 2 horas. Depois colocar as lentilhas na Nutribullet ou usar uma varinha mágica e juntar o alho, o vinho tinto, o molho de soja, a cebola em pó, a paprica fumada, a levedura de cerveja/nutricional, a água e os cominhos e triturar até ficar uma papa espessa. Juntar mais água se for necessário para ajudar a triturar.
Colocar numa taça e juntar o amido que vai ajudar a dar mais firmeza na altura de cozinhar.
Numa frigideira antiaderente, colocar um pouco de azeite e colocar 2 colheradas da massa dando forma similar a bifes. Temperar com sal e pimenta e deixar cozinhar até começar a secar à volta e a ver-se bolhinhas de ar na superfície, cerca de 30-60 segundos. Virar e deixar dourar do outro lado. Repetir até a massa acabar.
Para o molho, colocar a manteiga na frigideira que já deve estar quente, a mostarda e logo de seguida as natas. Adicionar a levedura e misturar bem, depois o sumo de limão, temperar com sal e pimenta e a curcuma e misturar bem, deixando cozinhar mais uns segundos para engrossar.
Servir o molho de mostarda por cima dos bifes de seitan sem gluten e decorar com ervas frescas, eu usei cebolinho. Fica óptimo com arroz branco para ensopar o molho e uma salada ou esparregado a acompanhar.
Vê o vídeo: