IMG_1764

Sushi veggie – Sushi vegan

A palavra Sushi não tem nada a ver com peixe e quer dizer qualquer coisa como “arroz avinagrado”. Hoje vamos fazer sushi vegan para amadores (como eu 😀 ) de forma simples mesmo para quem nunca fez sushi anteriormente. Vamos fazer duas versões: Uramaki (arroz por fora) e Maki (alga por fora).

O mais importante é a escolha do arroz pois tem que ser um arroz “colante”, sendo que a melhor opção é usar arroz para sushi mas se não encontrares, podes usar arroz de risotto (arborio) ou arroz de grão pequeno como o carolino.

Podes rechear o teu sushi com os vegetais que quiseres. Eu hoje estou a usar cogumelos salteados, pimento fresco, cebolinha verde e abacate.

Outras ideias de recheio que podes combinar a teu gosto: cenoura, pepino, tofu fumado, tomate seco (e rehidratado), pimento em conserva, alcaparras, rabanete, couve roxa, seitan ou tofu cozinhado (óptimo para usar restos do dia anterior), manga, morango, pêra, maça, hummus, rúcula, tomate, etc.

Ingredientes:

  • 1 copo de arroz de sushi
  • 1 copo de água
  • 2 c. sopa de agave ou 1 c. sopa de açúcar
  • 3 c. sopa de vinagre de arroz ou vinagre de vinho branco e água (50/50)
  • ¼ c. chá de sal

 

  • 150 gr de shiitake frescos, fatiados
  • 1 dente de alho pequeno, picado
  • 1 tampinha de whiskey (opcional)
  • Sal qb

 

  • ½ pimento vermelho, fatiado
  • 1 cebolinha verde, fatiada ao comprido
  • ½ abacate, fatiado

 

  • Folhas de nori qb
  • Sementes de sésamo qb
  • Molho de soja para servir
  • Wasabi para servir (opcional)
  • Gengibre em conserva para servir (opcional)

 

Lavar sempre o arroz antes de cozinhar (mesmo que na embalagem não diga). Eu costumo pôr no tacho onde o vou cozinhar, junto água e mexo com as mãos. A água vai ficar esbranquiçada, verto e faço mais 2 a 3 vezes o mesmo até a água estar praticamente transparente. Depois de verter a última vez, meço a água necessária para cozer o arroz, junto e levo ao lume alto até começar a fever.

Quando começar a fever, baixo para lume brando e deixo cozer cerca de 25 minutos (ou o tempo indicado na embalagem) tapado. Idealmente usa um tacho com tampa de vidro para veres o estado da cozedura sem abrir, senão, tenta não destapar até decorridos os 25 minutos para ficar com a textura ideal.

Entretanto, preparo o tempero do arroz numa taça. Junto o agave, o vinagre e o sal e mexo para dissolver. Estas são as proporções que eu gosto mas podes jogar com as quantidades e fazer o teu sushi mais doce ou mais salgado ou avinagrado.

Quando o arroz estiver cozinhado, desliga o lume, solta-o um pouco com a colher de pau e depois junta o tempero e envolve com cuidado para não desfazer o arroz. Coloca-o numa travessa de vidro e espalha para arrefecer mais rápido. Quando deixar de fumegar, leva ao frigorífico para acabar de arrefecer.

Podes fazer o teu sushi apenas com ingredientes crus e para isso passa à frente esta secção. Eu como adoro a textura e umami dos shiitake, quando os encontro frescos gosto de adicionar ao meu sushi. Fatio os cogumelos e levo a saltear numa frigideira com um fio de azeite. Coloco um pouco de sal para ajudar a cozinhar e largar a água. Quando começarem a ficar macios, adiciono o alho picado e o whiskey e deixo cozinhar mais uns minutos até todo o líquido evaporar completamente. Coloco num prato para arrefecer mais rápido.

Fatio os restantes vegetais e está tudo pronto para enrolar o sushi. Eu uso um tapete de bamboo forrado com papel celofane para ser mais fácil limpar. Podes usar também papel vegetal em vez do celofane e se não tiveres o tapete de bamboo, podes usar papel vegetal dobrado ao meio para ficar mais resistente e enrola com cuidado.

Para os Uramaki, começo por dobrar uma folha de nori ao meio (na direcção dos riscos) e dividimos em 2.  Coloco a parte rugosa virada para cima para o arroz agarrar melhor. Molho as mãos para evitar que o arroz cole e começo a espalhar e pressionar o arroz por cima da alga numa camada não muito grossa. Polvilho com sementes de sésamo e pressiono levemente. Depois viro a alga, ficando o arroz do lado debaixo e recheio a gosto, sem exagerar!! Começo a enrolar do lado mais próximo de mim, pressionando com cuidado o bamboo para ir dando forma ao rolo. Deixo os rolos repousar antes de cortar.

Para o Maki, coloco a alga inteira no tapete de bamboo com a parte rugosa para cima. Coloco arroz da mesma forma até 1/3 da alga. Coloco os recheios por cima do arroz e depois começo a enrolar. Quando chego ao fim do arroz, molho um dedo na água e passo na alga ao fundo do arroz para selar e depois corto a alga restante.

Para cortar, começo pela ordem em que fiz os rolos para terem tempo de repousar e ficarem um pouco mais firmes. Uso uma faca bem afiada e molho-a para não colar. Faço movimentos de serrilha em vez de cortar de baixo para cima para não desfazer os rolos. Corto cada fatia com cerca de 2 cm de espessura.

Está pronto a servir e a degustar!!

Vejam o vídeo:

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *