Hoje trago-vos a terceira e última receita da Trilogia do tofu – Tofu mexido. Nas semanas anteriores publiquei a receita de Tofu caramelizado e Tofu fumado.
A receita de hoje é muito rápida de fazer e óptima para substituir os ovos mexidos ao pequeno-almoço ou para qualquer outra refeição do dia. Espero que gostem. Para mais informações sobre tofu cliquem aqui.
Nesta receita vou utilizar um ingrediente especial chamado “kala namak” ou sal preto. Este é um sal de origem vulcânica com um sabor sulfúrico que faz lembrar ovo cozido. Idealmente deve ser adicionado no fim da preparação dos pratos pois o seu sabor é efémero e se muito cozinhado sabe apenas a sal.
Ingredientes:
- 400gr de tofu extra-firme
- ½ c. chá de cebola em pó (ou alho em pó)
- ½ c. de chá de colorau
- 1/8 de c. chá de curcuma
- ¼ c. chá de sal fino
- 1 c. sopa de oleo vegetal
- sal preto kala namak qb (opcional mas altamente aconselhado)
Como sempre começo por retirar o tofu da embalagem e espremer o excesso de água com as mãos. A seguir desfaço o tofu em pedaços mais pequenos. Se o tofu que estão a utilizar inda tem muita água, desfaçam-no num coador sobre uma taça para que a água vá escorrendo.
Numa taça junto os temperos, a cebola em pó, o colorau, a curcuma e o sal fino e reservo.
Aqueço o óleo numa frigideira em lume medio-alto e quando estiver quente adiciono o tofu sem mexer muito para que a água comece a evaporar. Passado um minuto dou uma mexidela e deixo mais água evaporar. Repito isto mais duas ou três vezes e depois adiciono os temperos. Misturo muito bem para que todos os pedaços de tofu fiquem bem cobertos com os pós. Podem servir ou podem deixar o tofu tostar mais um pouco, é tudo uma questão de preferência. Depois de retirar do lume, ou já no prato ponho um pouco de sal preto em cima.
Sirvam o tofu simples ou com vegetais salteados, mais macio ou mais crocante.
Digam-me nos comentários que receitas gostariam de ver veganizadas!
Bom apetite e até à próxima semana!
Vejam o video: