bolo de limão e mirtilo

Bolo de limão e mirtilo – receita vegan, sem glúten

A pedido de várias famílias, sai mais uma receita sem glúten. Vou fazer um bolo de limão e mirtilo com farinha de milho. Como os bolos e pães sem glúten têm tendência a ser mais massudos e pesados, nesta receita uso iogurte e sumo de limão para ajudar a dar alguma leveza à massa. No fim, este bolo fica fofo com um subtil aroma a limão e diferentes texturas e cores graças aos mirtilos que vão espreitando pela messa.

Se tiverem outras sugestões de receitas que gostassem de ver veganizadas e receitas sem glúten, deixem a vossa sugestão nos comentários.

Se gostam de bolos cítricos, vejam também:

Bolo de limão à Italiana

Bolo de côco e lima

 

Ingredientes:

  • ½ copo de manteiga vegetal ou margarina, à temperatura ambiente
  • 1 copo (2 x 100gr) de iogurte vegetal de limão
  • 1 copo de açúcar amarelo
  • 1 c. sopa bem cheia de raspa de limão
  • ½ copo de fécula de batata
  • 1 copo de farinha de milho fina ou fubá
  • 1 c. sopa de fermento
  • ¼ de copo de sumo de limão
  • 1 copo de mirtilos

 

Pré-aquecer o forno a 180°C.

Antes de preparar o bolo, pincelo uma forma de silicone rectangular com óleo vegetal neutro; alternativamente, podem usar uma forma de metal forrada no fundo com um rectângulo de papel vegetal e pincelada com óleo vegetal no fundo e laterais.

Numa taça grande, junto a manteiga e os iogurtes de limão (utilizei iogurtes à base de soja). Com uma vara de arames misturo bem. Junto o açúcar e continuo a mexer por mais uns minutos – é normal que a mistura não fique completamente lisa pois a manteiga e o iogurte têm tendência a querer separar.

Junto a raspa de limão, a fécula de batata, a farinha de milho e o fermento e continuo a mexer com a vara de arames até obter uma massa lisa. Adiciono o sumo de limão e continuo a mexer até incorporar. Mais uma vez, a massa vai querer separar e vai também ficar mais leve – nesta altura mexo só até incorporar para não retirar leveza à massa.

Adiciono os mirtilos e envolvo com uma colher. Coloco de imediato na forma e levo ao forno por 45 a 50 minutos. A meio da cozedura, tapo com alumínio se necessário para não queimar. Ao testar a cozedura com o palito, está bom quando sair maioritariamente seco mas ainda com alguma humidade. Depois de retirar do forno, deixar arrefecer cerca de 40 minutos antes de desenformar.

 

Vejam o vídeo:

3 Responses

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *