Já há algum tempo que não faço uma sobremesa, por isso hoje trago uma receita de bolo-pudim. O ingrediente principal que dá estrutura e cor é a abóbora manteiga. A levedura nutricional nesta sobremesa pode parecer algo estranho, pois é comum ser utilizada em pratos salgados mas eu gosto de a utilizar em pratos doces quando as receitas originais levam muitos ovos ou leite de vaca, pois dá um sabor mais intenso. Também uso levedura nutricional no meu Leite Creme. Podem deixá-la de fora se não tiverem à mão ou não quiserem usar.
Ingredientes para o bolo-pudim:
- 1 abóbora manteiga (~1kg)
- 1 copo de água
- 3 tiras de casca de laranja (sem a parte branca)
- 1 copo de açúcar
- 1/2 copo de farinha de milho fina
- 2 c. de sopa bem cheias de amido de milho (Maizena)
- 3 c. sopa de levedura nutricional (opcional)
- 1 copo de leite de soja
- 1 c. chá de essência de baunilha
Ingredientes para o caramelo:
- 1 copo de açúcar
- ½ copo de água fria
- 1 c. chá de sumo de limão
- ½ copo de água a ferver
Para o caramelo, num tachinho fundo colocar o açúcar, a água fria e o sumo de limão. Mexer e levar a lume médio alto. Enquanto o açúcar derrete não mexer mais para não cristalizar. Deixar ferver até começar a ficar com cor de caramelo. Juntar a água a ferver com cuidado pois vai começar a borbulhar. Deixar ferver mais um minuto mexendo com cuidado. Retirar do lume e deixar arrefecer. Nesta altura o caramelo ainda se apresenta líquido mas de pois de arrefecer vai ficar no ponto certo.
Para o bolo-pudim, descascar a abóbora, retirar as sementes e cortar aos cubos. Colocar num tacho juntamente com a casca de laranja e o copo de água, tapar e levar ao lume até ficar macia. Durante a cozedura, verificar se necessita de um pouco mais de água para não agarrar ao fundo. Quando a abóbora estiver cozida, escorrer o excesso de água se necessário. Retirar a casca de laranja e passar a abóbora para uma taça grande, juntamente com o açúcar e misturar bem com a batedeira ou a colher de pau.
Numa taça mais pequena, misturar a farinha de milho, o amido de milho e a levedura nutricional e misturar. Juntar ao preparado da abóbora e bater até ficar homogéneo. Adicionar a essência de baunilha e o leite de soja e misturar mais uma vez.
Forrar a forma com o caramelo (não usei todo). Colocar a massa por cima do caramelo e tapar com papel de alumínio ou com tampa própria. Levar ao forno pré-aquecido a 200°C por 45 minutos. Retirar o alumínio e continuar a cozinhar por mais 10 minutos. Deixar arrefecer na forma até ficar morno e depois colocar no frigorífico por um par de horas ou até servir. Virar para um prato e deixar repousar, pois o pudim vai descer passados uns minutos. Pode-se regar com o resto do caramelo por cima para servir.
Vejam o vídeo:
[…] Essa é uma receita um pouco diferente das outras, pois é vegana, mas também resulta em um bolo-pudim de milho bem bonito e cremoso que vale a pena conferir. Essa receita é compartilhada do Tuga Vegetal. […]
[…] Esta é uma receita um pouco diferente das outras por ser vegana, mas também resulta em um bolo de pudim de milho muito gostoso e cremoso que vale a pena conferir. Esta receita é notificada por tung vegetal. […]