Há cada vez mais opções de chouriças veganas no mercado, algumas melhores que outras mas nem sempre estão disponíveis e os preços não são muito em conta. Hoje partilho contigo uma receita de chouriças veganas à base de seitan onde vamos recriar várias texturas e cores familiares destes enchidos.
O glúten de trigo é o ingrediente principal e encontras na maioria dos supermercados, no entanto, podes também encomendar online aqui. O glúten de trigo não pode ser substituído nesta receita, pelo que se tens alergia ao glúten esta receita não é para ti mas desafio-te a espreitares esta receita de salsichas de cogumelos.
Em breve irei usar estas chouriças numa receita bem portuguesa, consegues adivinhar qual? Diz-me nos comentários!
Ingredientes:
- 2 c. sopa de soja fina texturizada
- 2 c. sopa de molho de soja
- 2 c. sopa de vinho branco
- 1 folha de louro
- 100gr de tofu
- 2 c. sopa bem cheias de pasta de pimentão
- 1 c. sopa bem cheia de paprika fumada em pó
- 2 c. sopa de azeite
- 4 dentes grandes de alho ralados
- ¼ copo de vinho branco
- ¾ copo de água
- 1 c. sopa de sumo de limão
- 1 ½ copo de glúten de trigo
- Sal e pimenta qb
- Fumo líquido (opcional)
Colocar a soja desidratada numa tacinha e adicionar o molho de soja, o vinho e o louro partido e deixar hidratar.
Numa taça grande juntar o tofu e os restantes tempero e ingredientes húmidos. Opcionalmente, juntar umas gotinhas de fumo líquido para ficar com o sabor a fumeiro. Temperar com pimenta e um pouco de sal (se a pasta de pimentão e molho de soja já forem bastante salgados pode não ser necessário). Misturar estes ingredientes e ir partindo o tofu. Juntar metade do glúten e misturar com uma colher, juntar o restante glúten e continuar a misturar com as mãos quebrando o tofu e incorporando bem. Provar a massa e ajustar os temperos se necessário. Juntar a soja hidratada e a marinada, retirando o louro. Incorporar bem na massa mas sem tentar que fique homogéneo, a ideia é haver variações de cor e textura na massa.
Deixar a massa repousar uns 10 minutos enquanto preparamos uma panela com água a ferver e um cesto para cozer a vapor. Precisamos também de duas tiras largas de papel vegetal para formar as chouriças.
Colocar metade da massa numa tira de papel vegetal e compactar bem com as mãos e com a ajuda do papel vegetal, como mostro no vídeo, formando um rolinho. Dobrar a meio e apertar bem as pontas. Se necessário, reforçar com papel de alumínio para garantir que a massa fica compacta. Colocar no cesto e pôr numa panela com água já a ferver em lume brando. Cozer a vapor por 1 hora, virando com cuidado a meio da cozedura. Deixar arrefecer antes de utilizar, idealmente deixar no frigorífico durante a noite.
As chouriças podem ser usadas para grelhar, fritar, estufar, assar como farias com qualquer outra chouriça. Vais experimentar esta receita?
Vê o vídeo:
Boa tarde!
Acabei de fazer as chouriças hoje para utilizá-las amanhã. Conforme a receita dada, fiz 2 chouriças. Gostaria de perguntar qual a duração das chouriças no frigorífico?
Obrigado peça atenção (e pela receita),
Carlos Ribeiro
Olá Carlos,
Num recipiente fechado elas duram cerca de 1 semana. Podem também ser congeladas, não vai alterar a textura do seitan, no entanto alterará a textura dos pedaços de tofu (o que não afecta em nada o seu valor nutricional). Adoraria ver o resultado das tuas chouriças, se puderes partilhar pelo instagram por mensagem ou marcando @tugavegetal gostaria mt de ver 🙂