Se me segues nas redes sociais, estás sempre a ouvir-me falar dos queijos fermentados e curados de caju e amêndoa que ando a fazer. Estes queijos exigem tempo, dedicação e ingredientes específicos e caros que não são propriamente práticos para fazer em casa.
Por isso, hoje, quero partilhar contigo uma receita simples com apenas 2 ingredientes base, que podes fazer em casa com ingredientes que provavelmente já aí tens ou que facilmente encontras num supermercado perto de ti.
A base deste queijo é o tofu e o nosso probiótico que vai impulsionar a fermentação é o iogurte de soja.
Outras receitas de queijo:
Para fazeres esta receita precisas de um bom processador para ficar cremoso, no entanto, se não te importares com uma textura mais granulosa, uma varinha mágica fará o efeito.
Eu uso uma nutribullet que foi uma das melhores compras de pequenos electrodomésticos que fiz há uns 10 anos e até hoje não me falha, desde molhos, a smoothies a triturar cereais e sementes, é uma das minhas máquinas preferidas.
Para servir o queijo decidi fazer umas tostas de linhaça, no entanto como elas próprias têm já bastante sabor, achei que talvez ficasse melhor com umas tostas mais simples. Mas assim ficas já com 2 receitas deliciosas para fazer.
Ingredientes para o queijo:
- 200 gr de tofu firme
- 1 iogurte de soja natural sem açúcar
- ½ c. chá de sal
- Água se necessário
Colocar o tofu, o iogurte e o sal numa trituradora e bater até ficar cremoso. Se necessário, adicionar 1 a 2 colheres de sopa de água fria para ajudar a bater. Colocar este creme numa taça tapada com um prato e deixar fermentar à temperatura ambiente sem luz do sol directa 24 a 48h. Ir provando e verificando o nível de acidez. Quando estiver com a acidez desejada, manter no frigorífico num recipiente fechado até 1 semana.
Notas:
- É normal haver alguma separação durante a fermentação e ficar um pouco de liquido em cima que pode ser misturado ou escorrido.
- Para um queijo mais firme, colocar num pano voal em cima de um escorredor enquanto fermenta para libertar o líquido.
- Este queijo pode depois ser temperado com ervas, alho e outros sabores a gosto.
Ingredientes para as tostas:
- 1 copo de sementes de linhaça ou farinha de linhaça
- ¼ copo de levedura de cerveja ou levedura nutricional para opção sem gluten
- 2 c. chá de cebola em pó
- 2 c. sopa de sementes de sésamo
- 1/3 copo de água morna
- Orégãos, sal e pimenta qb
Eu prefiro comprar a linhaça inteira e triturar em casa pois as gorduras presentes nas sementes são muito voláteis e o seu conteúdo nutricional é melhor aproveitado quando triturado na hora. E para isso uso também a minha nutribullet com a lâmina de triturar.
Triturar a linhaça até fazer farinha e colocar numa taça. Juntar a levedura de cerveja, a cebola em pó, as sementes de sésamo e temperar com os orégãos, sal e pimenta. Misturar bem e depois adicionar a água morna e incorporar. Isto deverá formar uma massa firme.
Colocar a bola de massa entre 2 papeis vegetais e achatar, primeiro com as mãos e depois com um rolo até ficar com cerca de 2-3 mm de espessura. Podemos, nesta altura, cortar já as tostas com o formato desejado ou assar a placa inteira e depois quebrar para um aspeto mais rústico. Fazer furinhos com um garfo para cozer mais homogeneamente e levar ao forno por cerca de 20 minutos ou até as bordas ficarem tostadas e as tostas ficarem firmes. Deixar arrefecer antes de partir as tostas.
Vê o vídeo:
Nota: Este post contém links afiliados.