ovos moles veganos

Sem-Ovos Moles / Creme sem-ovos – Ovos Moles de Aveiro (veganos)

Posso-vos dizer que esta foi uma das receitas que mais vezes ajustei e testei até estar finalmente satisfeita. As primeiras tentativas sabiam demasiado a abóbora, não que eu me queixe, pois adoro, mas isto é suposto ser um substituto do creme de ovo. Continuei a retirar e adicionar ingredientes mas o travo a abóbora ainda que subtil estava lá, mas finalmente encontrei a fórmula! Posso dizer que estou satisfeita com o sabor, a cor e textura. O bónus é que os meus amigos não-veg que provaram concordam 🙂

Para a semana vou-vos trazer uma receita de Bolas de Berlim que vou rechear com este creme. Partilhem com os vossos amigos gulosos e deixem nos comentários que outras receitas gostariam de ver veganizadas com este creme.

Se querem obter os mesmos resultados, sejam rigorosos com os ingredientes e as medidas. Claro que se não tiverem alguns dos ingredientes secundários podem fazer esta receita na mesma, mas não vos garanto o mesmo sabor, no entanto.

Podem utilizar outro leite vegetal, mas os melhores resultados que obtive foi com leite de soja, talvez por ser de todos os leites vegetais o que tem maior conteúdo de proteína ou talvez por outra coisa qualquer.

 

Ingredientes:

  • 1/3 copo de puré de abóbora (ver a secção de Dicas e Sugestões abaixo)
  • 1 c. chá de sumo de limão
  • 1 ½ c. sopa de levedura nutricional
  • 2 c. sopa de amido de milho
  • 1/3 copo de leite de soja
  • ¼ c. chá de essência de baunilha
  • ¾ copo de açúcar
  • ¾ copo de água

ovos moles veganos

Começar pela mistura das sem-gemas: numa taça misturar o puré de abóbora, o sumo de limão, a levedura nutricional e o amido e misturar muito bem. Misturar o leite de soja lentamente até ficar uma mistura (quase) cremosa. Adicionar a essência de baunilha, misturar e reservar.

Num tacho, onde terá que caber toda a mistura, pôr o açúcar e a água e mexer para ajudar a que o açúcar se dissolva. Levar a lume médio-alto e não mexer mais para não cristalizar o açúcar. Quando começar a borbulhar, contar 5 minutos até atingir o ponto de pérola. Retirar do lume e muito devagar juntar à mistura da abóbora mexendo sempre.

Utilizando uma rede fina, filtrar o preparado de volta para o tacho pressionando contra a rede com uma espátula para passar toda a polpa. Ou utilizar uma varinha mágica para triturar bem todo o preparado. Com a varinha mágica é necessário mais cuidado para não espirrar água a ferver.

Levar o tacho novamente ao lume e mexer sempre até engrossar. Isto demora apenas uns minutos e é necessário misturar constantemente para não queimar e agarrar ao fundo.

Quando estiver com a consistência de um creme grosso, passar o preparado para uma taça e cobrir com película aderente pressionando com os dedos para encostar à mistura. Desta forma evita-se a formação de uma camada rija no cimo. Levar ao frigorífico até arrefecer e ser altura de usar.

 

Dicas e Sugestões:

  • Para o puré de abóbora, o ideal é utilizar abóbora manteiga ou outra abóbora adocicada e macia. Descarcar a abóbora, tirar as sementes e cortar em cubos. Para uma abóbora manteiga, juntar um copo de água fria e levar ao lume até cozer. A água deverá evaporar até ao fim da cozedura.
  • Se quiserem um creme mais líquido, para cobertura de bolos por exemplo, reduzam a quantidade de amido de milho até ao mínimo de 1 c. chá mas não omitam completamente.

 

Vejam o vídeo:

Informação: Alguns dos links acima são links afiliados.

14 Responses

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *