papas de abóbora

As melhores papas de abóbora deste Outono – receita de conforto

Estas papas de abóbora cremosas levam-me a viajar à minha infância. A minha avó de afecto costumava fazer estas papas no Outono e era das minhas comidas de conforto preferidas, são docinhas, cremosas, quentinhas e com um toque de canela ainda ficam mais aconchegantes. Esta receita é boa de se fazer a olho mas como sei que muitos de vocês preferem medidas, eu coloco a seguir as quantidades que usei para fazer estas papas. Vão provando e sigam o vosso gosto, se mais doce, se mais cítrico, ou mais espesso. Afinal de contas, quando a fazem em vossa casa ela passa a ser a vossa receita de papas de abóbora 🙂

E com as sementes de abóbora, podem fazer um snack delicioso e nutritivo para não as desperdiçar. Assim como podem usar as cascas para sopas ou para fazer umas chips de casca de abóbora no forno – será que gostariam de ver esta receita por aqui também? Digam-me nos comentários!

Mas agora, vamos ao que interessa! Vou-vos ensinar as fazer as melhores papas de abóbora que vão provar este Outono.

Colheres medidoras

Copos medidores 

Ingredientes:

  • 2kg de abóbora menina
  • 200 de açúcar (1 copo mal cheio)
  • 2 pitadas de sal
  • 1 pau de canela
  • 2 a 3 tiras de casca de limão e/ou laranja (sem a parte branca)
  • ½ copo de água
  • ½ copo de farinha de trigo
  • Canela em pó para servir

Lavar, descascar e cortar a abóbora em cubos (depois de descascada tinha 1,8kg). Colocar numa panela grande juntamente com parte do açúcar (o resto podem adicionar mais tarde se não estiverem doces o suficiente), o sal, o pau de canela, as tiras de casca de limão e a água. Levar a panela tapada ao lume médio e deixar cozinhar cerca de 30 a 40 minutos, vigiando e mexendo de vez em quando. Quando a abóbora se começar a desfazer, deixar cozinhar mais uns 10 minutos semi-tapado para alguma da água evaporar.

Retirar as tiras da casca de limão e o pau de canela e triturar com uma varinha mágica. Provar e verificar se precisa mais açúcar. Adicionar a farinha e triturar novamente. Levar novamente ao lume e mexendo sempre deixar chegar ao ponto em que começa a borbulhar. Deixar cozinhar mais 2 a 3 minutos mexendo sempre para cozinhar a farinha e engrossar um pouco. Desligar o lume e deixar arrefecer uns 20 minutos antes de servir, isto vai deixar estas papas de abóbora bem aveludadas e brilhantes.

Servir em taças ainda quentes com canela por cima. Também fica bom com nozes e amêndoas lascadas ou no dia seguinte frio tipo pudim ou aquecido no microondas.

 

Vê o vídeo:

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *