O bolo do caco é um pão tradicional da Madeira feito com batata doce e cozido no caco. É servido com manteiga de alho nos vários restaurantes do arquipélago.
Com esta receita estreio aqui uma nova série de vídeos em que vou partilhar receitas tradicionais portuguesas que são naturalmente veganas. Se tiveres alguma sugestão para esta série de pratos veganos da tua zona ou de algum sítio que visitaste, diz-me nos comentários.
Se fizeres esta receita partilha as fotos nas redes sociais e marca-me @tugavegetal . Gosto sempre de ver as vossas criações e adaptações.
O bolo do caco pode ser congelado durante 3 meses. Eu congelo-os ainda mornos para reterem a humidade em sacos bem fechados. Quando quero comer, retiro do congelador e coloco no forno a 180°C com ventilação durante uns 15 minutos, virando a meio. Podes também re-aquecer na frigideira tapada em lume brando. No microondas também é possível descongelar mas não irá voltar a parecer um pão fresquinho, embora seja a opção mais rápida.
Antes de irmos para a receita, convido-te a visitares a minha loja onde encontras ebooks de receitas e planificadores de receitas semanais. Ao adquirires algo, estás a contribuir para a criação de todas estas receitas gratuitas que partilho aqui e a manutenção deste blog 🙏
Ingredientes:
- 1 batata doce grande, cortada
- 1 a 2 copos de água morna
- 4 copos de farinha 55 sem fermento
- 1 pacote de fermento de padeiro seco
- 1 c. chá de sal
Para a manteiga de alho:
- 3 c. sopa de manteiga de alho à temperatura ambiente
- 1 dentinho de alho ralado
- Salsa picada qb
Cozer a batata doce cortada em água a ferver. Escorrer, reservando a água, e esmagar bem com um garfo. Deixar arrefecer uns 10 minutos.
Numa taça grande colocar 1 copo de água morna e o fermento e dissolver com um garfo. Adicionar a batata doce e misturar. Depois, adicionar a farinha e o sal e amassar muito bem, juntando mais água aos poucos. A massa deve ficar húmida e colante, continuar a amassar por pelo menos 5 minutos para desenvolver o glúten (no vídeo explico como).
Fazer uma bola com a massa, colocar farinha por cima e deixar repousar 30 – 60 minutos para levedar até duplicar de volume. Depois, enfarinhar a bancada da cozinha e as mãos, passando a massa para a bancada e fazendo um rolo com ela sem a amassar. Cortar em 6 ou 8 pedaços iguais. Amassar cada um puxando a massa de fora para o meio formando um disco achatado. Enfarinhar cada bolo do caco de ambos os lados.
Numa frigideira em lume médio-brando, colocar os bolos do caco a assar, 10-15 minutos de cada lado para ficarem bem cozinhados por dentro e dourados por fora.
Para a manteiga de alho, juntar todos os ingredientes e misturar bem. Refrigerar até ser altura de servir.
Vê o vídeo: