MVI_7596_03

“Os sósias” ep.1 – receita imitação de atum vegetal Vuna da Garden Gourmet

Esta receita de atum vegetal Vuna é a primeira de uma nova série aqui no canal em que vou replicar produtos veganos existentes em grandes superfícies de forma acessível, tanto em relação aos ingredientes como em relação ao preço.

Sabemos que estes tipos de empresas têm acesso a ingredientes que não estão disponíveis para o consumidor comum, como é o caso dos aromas sintéticos que replicam muito bem os sabores do peixe e da carne que já conhecemos. Mesmo assim, vamos tentar, com os ingredientes que temos em casa ou que podemos comprar no supermercado, criar versões saborosas e com uma textura similar a estes produtos com a vantagem de serem bem mais baratos!

O produto de hoje é o Vuna da Garden Gourmet que pertence à Nestlé. Custa 5,89€ por 175gr, conseguimos fazer uma versão que na mesma quantidade fica por 1,15€.

Espero que gostem desta nova série, deixem-me o vosso feedback e a sugestão de produtos que gostariam de ver replicados aqui no blog e no canal.

 

Ingredientes:

  • 1 copo de soja grossa*
  • 1 litro de água a ferver
  • 1 c. sopa de sal grosso
  • 1 folha de louro
  • 2 c. sopa de vinagre

 

  • ½ c. chá de cebola em pó
  • ½ c. chá de alho em pó
  • ¼ c. chá de pimenta branca
  • ½ c. chá de mostarda em pó*
  • 1 c. chá de cebolinho seco*
  • ¼ c. chá de sal fino
  • 1 c. chá de alcaparras*
  • 1 c. chá de líquido das alcaparras
  • 2 c. sopa de óleo de linhaça*
  • 2 c. sopa de molho de soja
  • 2 c. sopa de sumo de limão

 

Nota: o meu copo de medida tem 250ml e uso colheres medidoras para os restantes ingredientes.

 

(*) Possíveis substituições:

– A soja grossa pode ser substituída por soja fina ou outro tipo de proteína vegetal desidratada. Para a soja fina, basta fervê-la 1 a 2 minutos.

– A mostarda em pó é opcional, acho que ajuda a trazer um certo aroma a peixe e por isso também a uso nos meus pastéis de bicalhau. Se não tiverem podem omitir em vez de usar mostarda normal pois tem um sabor demasiado intenso.

– O cebolinho pode ser substituído por salsa seca idealmente, pois a salsa fresca tem um sabor demasiado forte que se pode impor aos outros sabores.

– As alcaparras podem ser substituídas por um pouco de alga nori (1/8 de folha picadinha)

– O óleo de linhaça traz bastante sabor à receita, mas pode ser substituído por outro óleo vegetal neutro pois o atum é um peixe gordo e esta receita precisa de gordura; ou pode-se usar azeite, sendo que este tem um sabor característico que se pode sobrepor aos outros sabores.

 

Coloco a soja num tacho com a água a ferver, o sal, o louro e o vinagre e deixo ferver 5 minutos até a soja duplicar de volume e ficar mole. Depois passo por água fria abundante e espremo bem com as mãos para que depois ela esteja pronta a absorver a marinada. Deixo a soja arrefecer e despois desfio em lascas. Se usares soja fina, não precisas desfiar. Enquanto a soja arrefece por completo, faço o molho.

Para imitarmos o sabor do atum vegetal Vuna vamos fazer um molho de mar. Eu uso a minha fiel nutribullet (o meu modelo é mais antigo e já não se vende porque ela me dura há mais de 10 anos e está sempre pronta para fazer molhos cremosos ou para triturar sementes e frutos secos) onde junto todos os ingredientes e trituro bem. Podes usar uma varinha mágica, mas como é pouca quantidade, se a tua varinha não conseguir triturar, podes picar muito bem as alcaparras e emulsificar à mão. Depois basta juntar o molho e misturar bem para toda a soja absorver os sabores.

Pode ser consumido de imediato mas o ideal é deixar a refrigerar umas horas ou durante a noite. Conserva no frigorífico por cerca de 7 dias. Pode ser cozinhada, no entanto, o óleo de linhaça perde algumas das suas propriedades benéficas, mas não é prejudicial e nesta receita o seu principal papel é dar sabor.

 

Vê o vídeo sobre este atum vegetal Vuna:

Esta publicação contém links afiliados, o que significa que posso receber uma pequena comissão das vendas, o que me ajuda a manter o blog activo e a criar conteúdos gratuitos. Obrigada pela tua contribuição!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *