Eu adoro esta receita de empadão de lentilhas por ser tão simples de preparar, saudável e saborosa.
As lentilhas são uma das leguminosas fáceis de digerir, com alto teor proteico e de fibra, vitaminas do complexo B, ferro, magnésio e zinco.
As lentilhas coral por não terem casca são as mais fáceis de digerir e normalmente são as primeiras leguminosas a introduzir na alimentação de bebés e crianças.
Não necessitam de ser demolhadas, no entanto eu prefiro sempre demolhar em água fria por uns 15-20 minutos e lavar bem em água corrente para potenciar ainda mais a absorção de nutrientes e reduzir o tempo de cozedura.
Para o puré, além de batata vou usar couve-flor para uma textura diferente. Se preferirem podem fazer um puré de batata apena ou de couve-flor.
Ingredientes (3-4 pessoas):
- 1 copo lentilhas coral secas
- 2 c. sopa de azeite
- 1 cebola pequena, picada
- 2 dentes de alho, picados
- ½ copo vinho tinto
- 1 ½ copo água a ferver
- ½ copo polpa de tomate
- ½ c. sopa de colorau
- Tomilho fresco ou seco qb
- Sal e pimenta qb
- 1 couve flor pequena, cortada
- 4-5 batatas grandes, descascadas e cortadas
- 1+- copo da água da cozedura
- ½ copo de leite de soja ou outro
- 1 c. sopa de manteiga vegetal
- Alho em pó qb
- Noz moscada qb
- Sal e pimenta qb
“Ovo” (opcional)
- 2 c. sopa de leite de soja
- 1 c. chá de polpa de tomate
- 1 pitada de curcuma
Antes de começar a cozinhar, coloco as lentilhas numa taça e cubro com bastante água fria para terem possibilidade de inchar. Deixo de molho 15-20 minutos e antes de as juntar à panela coloco-as num escorredor e passo por água fria.
Para o recheio do empadão, começo por refogar o alho e cebola no azeite. Depois de dourarem, Junto as lentilhas, o vinho e a água a ferver e deixo cozinhar cerca de 10min até parte da água evaporar e as lentilhas começarem a ficar macias. Depois, tempero com sal e pimenta, adiciono a pasta de tomate, o colorau e o tomilho e deixo cozinhar em lume brando até a água evaporar do fundo da panela.
Para o puré, coloco numa panela funda as batatas e a couve-flor com uma pitada de sal e cubro de água fria. Levo ao lume até cozerem, escorro e reservo a água. Com um passevite ou um esmagador de vegetais, reduzo a batata e a couve flor a puré. Tempero com o alho em pó, a noz moscada e a pimenta. Misturo ½ copo de água da cozedura e ½ copo de leite de soja e misturo bem. Se necessário, junto mais água da cozedura até obter a consistência desejada. Finalizo com uma colher de manteiga vegetal para dar mais cremosidade.
Numa assadeira, vou montar o empadão. Coloco metade do puré no fundo e aliso bem. A seguir, coloco o preparado de lentilhas bem espalhado e depois a última camada de puré.
Esta parte é opcional e é possível gratinar apenas o puré, mas eu gosto de fazer assim para ficar mais douradinho. Numa tacinha junto todos os ingredientes do “ovo” e misturo bem. Pincelo por cima do empadão e levo ao forno pré-aquecido nos 250°C cerca de 10-15min com a grelha de cima ligada para tostar.
Espero que gostem desta versão de empadão, deixem um comentário a dizer o que acharam e partilhem esta receita 🙂
Mais receitas com lentilhas:
Estufado de lentilhas com courgette
Vejam o vídeo:
Fiz muitas vezes um empadão deste tipo com soja granulada, com lentilhas ainda não experimentei mas fica na lista 🙂 . Uma coisa que comecei a fazer com a bolonhesa e que aqui também certamente funciona foi adicionar brócolo triturado. Não só aumenta o valor nutricional (porque bróculo é mesmo o superalimento dos superalimentos 🙂 mas também dá uma consistência muito agradável. Essa é a maravilha de um empadão: pode-se sempre fazer com qualquer coisa que se tenha em casa. E, em caso de urgência, dá sempre para usar o puré congelado e fazer uma refeição super-rápida.
[…] a Tuga Vegetal, e nas imensas e deliciosas receitas da Tuga Vegetal, optei por esta semana fazer o Empadão de Lentilhas como refeição principal e a Bola de Vegetais para quando sair do […]
[…] a Tuga Vegetal, e nas imensas e deliciosas receitas da Tuga Vegetal, optei por esta semana fazer o Empadão de Lentilhas como refeição principal e a Bola de Vegetais para quando sair do […]
[…] a Tuga Vegetal, e nas imensas e deliciosas receitas da Tuga Vegetal, optei por esta semana fazer o Empadão de Lentilhas como refeição principal e a Bola de Vegetais para quando sair do […]
Bom dia,
Sou vegana. Gostaria de receitas sem ovos, sem leite, sem farinha de trigo.
Por acaso fazem comida para fora?
Vou sempre a Lisboa e não sei onde comprar comida pronta vegana. Podem me ajudar, por favor?
Grande abraço e obrigada,
Izabel
Olá Izabel,
Toda a comida que aqui partilho não tem ovos nem leite pois eu sou vegana também 🙂
Consumo gluten pois é uma excelente fonte de proteína para quem não tem alergia ou intolerância embora partilhe algumas receitas sem gluten também uma vez que vários seguidores têm essa preferência.
No entanto, eu não sou um restaurante, sou uma criadora de conteúdos digital e formadora de cozinha vegana. Não faço comida para vender.
Não estou sequer localizada em Lisboa, no entanto, se há sitio onde há imensa comida vegana pronta e imensos restaurantes é em Lisboa, aconselho a app Happy Cow para encontrares esses sítios em Lisboa e em qualquer parte do mundo 🙂
Adorei esta versão de empadão de lentilhas. Foi mesmo a melhor receita de empadão que já fiz. Muito bom. A cozedura das lentilhas com vinho tinto faz mesmo toda a diferença.
Obrigada Sandra 🙂
Olá, estou a testar hoje a receita de empadão de lentilhas. Está no forno e parece delicioso. Obrigada e parabéns pela inspiração. Andava à procura de receitas vegetarianas e acho que estou no sítio certo! 🙏💚😊