Adoro quando os acidentes culinários calham bem!
Tinha ali duas maçãs já há algum tempo e decidi fazer queques de maçã. Como gosto de inventar, pus-me a gravar e fui misturando os ingredientes. Quando os tirei do forno vi que não eram queques mas pareciam queijadas e o sabor estava divinal. Por isso em vez de arquivar esta receita na pasta dos falhanços, decidi partilhar convosco, pois está uma delicia. Espero que gostem!
Se ainda não subscreveram o canal, dêem uma olhadela ao vídeo que está no fundo da publicação.
Ingredientes (12 queijadas):
- 1 copo de farinha
- 2/3 copo de açúcar de côco
- 1 c. chá de canela
- 2 c. chá de bicarbonato de sódio
- 2 maçãs vermelhas
- 2 c. sopa de vinagre de maçã
- ¾ copo de leite vegetal (utilizei de soja)
- 1/3 copo de óleo de côco
- açúcar de côco qb para polvilhar (opcional)
- sementes de cânhamo (opcional)
Misturo os ingredientes secos numa tacinha e reservo. De seguida descasco e retiro o caroço das maçãs e ralo-as grosseiramente com um ralador. Rego as maçãs raladas com vinagre de maça e envolvo bem para ajudar a retardar a oxidação. De seguida junto o leite vegetal e o óleo e misturo. Por fim basta juntar os secos para a massa ficar pronta. Fica um pouco líquida mas é normal.
Distribuo a massa por 12 forminhas de muffin que pincelei com óleo de côco previamente. Polvilho com um pouco de açúcar de côco e sementes de cânhamo e levo ao forno pré-aquecido a 180°C a cozinhar por cerca de 30min. A meio do tempo de cozedura cubro com papel de alumínio para não queimar os topos. Depois de assadas, deixo as queijadas repousar 20min antes de desenformar. Se tentarem desenformar sem repousar as queijadas podem desfazer-se.
Dicas e Sugestões:
- O açúcar de côco pode ser substituído por açúcar puro de cana ou açúcar mascavado ou refinado.
- Por cima podem polvilhar com outro tipo de sementes ou com nozes ou amêndoas trituradas ou não pôr nada.
- O vinagre de maçã também é conhecido como vinagre de cidra e é comercializado na maioria dos supermercados. Se não o tiverem à mão podem utilizar vinagre de vinho. O sabor não passa para o produto final.
Vejam o video:
Mais inspiração vegan portuguesa: