O queijo fresco de origem animal tem um sabor suave e textura leve e é isso que pretendo recriar com esta alternativa 100% vegetal. É uma excelente alternativa para ser servida como entrada ou à sobremesa com compota. Já não é a primeira vez que trago uma receita de queijo vegetal, no passado partilhei já uma receita de molho de queijo e uma de Tofeta.
Que outros queijos gostariam de ver veganizados no canal?
Ingredientes:
- ¼ copo de cajus, demolhados (*)
- 1 ½ copo leite de soja
- 2 c. sopa de óleo de côco
- 2 c. chá de ágar em pó (**)
- ½ c. chá de mostarda em pó (opcional)
- ½ c. chá de levedura de cerveja (opcional)
- ½ c. chá de sal
- ¼ c. chá de ácido láctico (***)
- 2 c. chá de vinagre de maçã
(*) Os cajus podem ser demolhados durante a noite em água fria ou em água a ferver por 30min.
(**) Se utilizarem ágar em flocos, tripliquem a quantidade e deixem cozinhar o dobro do tempo. Compro o ágar aqui.
(***) O ácido láctico (Wikipédia) é um subproduto da fermentação de açúcares pela bactéria lactobacillus e é o que dá o sabor ácido característico ao queijo de origem animal. Ocorre não só na fermentação do leite animal, mas também na fermentação de hidratos de carbono em plantas. Eu compro ácido láctico apto a veganos aqui. Nesta receita pode ser substituído por 2 c. chá de sumo de limão que irá proporcionar acidez, embora o sabor seja diferente.
Numa tacinha, dissolver o ácido láctico no vinagre e reservar. Aquecer o leite de soja ligeiramente e reservar. Aquecer o óleo de côco até derreter, medir 2 colheres de sopa e reservar.
No copo de uma liquidificadora ou varinha mágica, colocar os cajus e um pouco do leite de soja e triturar bem. Juntar o resto do leite, os restantes ingredientes e bater na liquidificadora até bem incorporado, cerca de 1 minuto.
Passar o preparado para um tacho e ir mexendo sempre com uma colher ou espátula. Quando começar a ferver ligeiramente, manter a temperatura e deixar cozinhar 5 minutos para activar o ágar.
Passar a mistura para uma forma e deixar arrefecer cerca de 30 minutos. Cobrir com película aderente e levar ao frigorífico até arrefecer completamente ou idealmente durante a noite.
Vejam o vídeo:
Informação: Alguns dos links acima são links afiliados.