Já lá vão umas semaninhas desde que publiquei no Instagram a foto destes queques que recebeu tanto amor de todos vocês. Baldei-me um bocadinho, estive de férias mas acredito que a espera tenha valido a pena – não trago só a receita dos queques de mirtilos mas 2 variações igualmente deliciosas!
Esta receita é muito fácil de preparar e com ingredientes que se encontram facilmente em qualquer supermercado ou mercearia. Experimentem e deixem um comentário com o vosso feedback 🙂
Ingredientes (12 queques):
- 2 copos de farinha (soltar a farinha com um garfo antes de medir)
- 1 copo de açúcar
- 2 c. chá de fermento
- ½ limão, raspa apenas
- 1 ¼ copo de leite vegetal sem açúcar (costumo usar de soja ou de arroz)
- ½ copo de óleo vegetal neutro (usei de girassol)
- 1 copo de mirtilos frescos, lavados e escorridos
Versão baunilha: omitir a raspa de limão e mirtilos. Adicionar 1 colher de chá de essência de baunilha. Esta receita dá 10 queques.
Versão chocolate: omitir a raspa de limão e mirtilos. Adicionar ½ colher de chá de essência de baunilha e substituir ¼ de copo de farinha por ¼ copo de cacau em pó sem açúcar. Esta receita dá 10 queques.
Os copos medidores que uso têm as seguintes medidas de volume: 1 copo = 250ml | 1/2 copo = 125ml | 1/3 copo = 80ml | 1/4 copo = 60ml
Pré-aquecer o forno a 180°C. Pincelar 12 formas de silicone com óleo vegetal ou usar forminhas de papel.
Numa taça grande, colocar os ingredientes secos: a farinha, o açúcar, o fermento e a raspa de limão e misturar com uma vara de arames.
Adicionar o leite vegetal e o óleo e misturar até a mistura ficar homogénea sem mexer demasiado para não activar o fermento.
Envolver os mirtilos com uma colher e colocar nas formas até 2/3 da altura. Levar ao forno por cerca de 15-20 minutos até estarem dourados por cima e um palito sair seco quando inserido no meio do queque.
Deixar arrefecer cerca de 20 minutos antes de desenformar.
Mais receitas de doces:
Bolo de limão e mirtilo, vegan e sem gluten
Queques de laranja com cobertura de chocolate
Vejam o vídeo: