sonhos de natal

Menu de Natal 2020 – Sonhos de Natal – receita vegana

Nem vos digo quantas vezes tentei e falhei esta receita de Sonhos de Natal. Não vos digo porque perdi a conta mesmo, não é por não querer 😂

Eu queria fazer uma receita simples com ingredientes fáceis de encontrar para que mais portugueses possam ter sonhos destes nas suas mesas de Natal!

Fica aqui a dica: se querem realizar os vossos sonhos, tentem, falhem, levem as lições com vocês e continuem a tentar e um dia pufff -> SONHOS VEGANOS!! (e prometo que não sabem a batata, embora seja o ingrediente secreto para esta receita resultar!)

Estes sonhos não crescem tanto como os originais, mas são super fofinhos e muito deliciosos e além disso são mais fáceis de fazer!!

A minha sugestão para o prato principal é Tofu com Broa, espreitem a receita.

Se preferirem Sonhos de Abóbora, tenho aqui a receita ideial.

 

Ingredientes (20 unidades):

  • 1 batata grande
  • 1 c. sopa de açúcar
  • 1 shot de aguardente (opcional)
  • 1 c. chá de raspas de laranja e/ou limão
  • 150ml de água
  • 150gr de farinha
  • 1 c. sopa de fermento
  • óleo de girassol ou outro óleo vegetal neutro para fritar
  • açucar e canela qb

Eu cozi a batata no microondas mas podem cozer num tacho com água ou a vapor. Em qualquer das opções, cozam com a casca para não ficar com tanta água. Eu piquei a batata com um garfo, e levei ao microondas na potência máxima por 5 minutos. Depois retirei a pele e passei a batata para uma taça grande. Esmaguei-a com um garfo e deixei arrefecer uns 10 minutos.

Nesta altura liguei o fogão em lume médio e deixei o óleo a aquecer.

À batata juntei o açucar, a aguardente, as raspas e um pouco de água e misturei com a vara de arames até ficar cremoso. Adicionei a farinha e fui mexendo e adicionando a água aos poucos até obter uma massa bem espessa que custa a mexer. A água adiciona-se aos poucos porque pode não ser toda necessária, dependendo da humidade da batata e da farinha. Por fim adicionei o fermento e mexi bem até ficar homogéneo.

Quando o óleo estiver bastante quente mas sem ferver, podemos fritar os sonhos. O lume deve ser mantido médio-baixo para que os sonhos tenham tempo de cozer por dentro enquanto douram por fora, o que pode demorar alguns minutos. Mergulhei 2 colheres de sopa no óleo e deixei escorrer o excesso antes de moldar os sonhos. Isto vai fazer com que a massa não agarre às colheres. Depois coloquei colheradas de massa no óleo e deixei dourar. Normalmento os sonhos viram sozinhos mas se for necessário, dou uma ajudinha. Quando estiverem dourados a toda a volta, tiro-os com uma escumadeira e coloco em cima de um prato com papel de cozinha para absorver o excesso de óleo.

Por fim, passo os sonhos ainda quentes na mistura de açúcar e canela.

 

Vejam o vídeo:

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *