Este Tofulhau de Natal é a minha sugestão para a ceia de Natal deste ano e na verdade para qualquer altura em que apeteça um gratinado cremoso e aconchegante. Se quiseres variar as texturas e sabores aconselho a usares alho francês que fica sempre bem em pratos sem-bacalhau (eu não tinha mas aconselho nesta receita) ou cogumelos desfiados como na minha receita de sem-bacalhau sem natas.
Se ainda não conheces o meu eBook “Ceia de Natal Vegana” com 9 receitas exclusivas vê aqui.
É importante usarem leite de soja neutro para o molho branco porque os outros leites mesmo nas versões sem açúcar são ligeiramente adocicados. Em alternativa, podem fazer o vosso próprio leite de aveia ou de caju em casa para esta receita que ficam bastante neutros também.
Podes servir este prato assim ou acompanhado de batatinhas assadas ou com pão.
Diz-me se vais fazer esta receita e se partilhares nas redes sociais marca-me @tugavegetal porque eu adoro ver as vossas criações culinárias!
Ingredientes (2-3 pessoas):
- 1 c. sopa de manteiga vegetal
- 1 c. sopa de azeite
- 2 c. sopa bem cheias de farinha
- 3 copos de leite de soja neutro
- 2 c. sopa de sumo de limão
- 3 c. sopa de levedura de cerveja (opcional)
- ¼ de alga nori, em pedacinhos
- Alho em pó qb
- Noz moscada qb
- 1 cebola, picada
- 1 folha de louro
- 2 dentes de alho fatiados
- 300 gr de tofu
- 4 3 c. sopa de molho de soja
- 150 gr de espinafres congelados (ou frescos)
- 2 cenouras trituradas ou raladas
- Sal e pimenta qb
- Azeite qb
Para o molho branco, colocar numa panelinha a manteiga e o azeite. Quando a manteiga estiver quase derretida, adicionar a farinha e deixar cozinhar cerca de 1 minuto mexendo sempre com uma vara de arames. Adicionar o leite aos poucos, mexendo sempre para desfazer os grumos. A meio de adicionar o leite, temperar com sal, pimenta, noz moscada, alho em pó, sumo de limão e levedura de cerveja. Depois de todo o leite adicionado, rectificar os temperos e adicionar a alga. O molho não deve ficar muito espesso. Reservar.
Num tacho, colocar um fio de azeite e refogar a cebola com o louro. Se estiveres a usar alho francês, adiciona nesta altura. Quando a cebola começar a ficar macia, adicionar o alho e deixar aromatizar uns segundos. Adicionar o tofu e temperar com o molho de soja. Deixar alourar uns minutos e depois adicionar os espinafres e um pouco de água a ferver para ajudar a descongelar e acelerar o processo de cozedura. Tapar e ir mexendo de vez em quando até os espinafres estarem soltos. Retirar o louro e adicionar a cenoura, temperar com sal e pimenta e deixar cozinhar mais uns minutos. Por fim, adicionar o molho branco e envolver bem. Verter este preparado para uma travessa e levar a gratinar assim ou com queijo vegano ralado por cima para uma dose extra de sabor.
Podes também preparar este tofulhau de véspera, deixar arrefecer e colocar no frigorífico até ser altura de gratinar.
Espero que esta receita seja um sucesso na tua mesa de Natal!
Vê o vídeo: