duas fatias de pão de trigo sarraceno com queijo creme vegano e salmão fumado vegano

Sem-salmão fumado – Receita de salmão fumado vegano

Há um par de anos atrás andou toda a gente doida com esta receita de salmão fumado vegano. Não sei quem criou a receita original pois rapidamente se espalhou por diversos blogs mas hoje quero mostrar-te a minha versão.

 

A receita que me parece ser a original, leva a cenoura a desidratar/curar completamente coberta em sal no forno, que depois é partido (e pode ser reutilizado para o mesmo efeito) e a marinada leva apenas 3 ingredientes e fica fabulosa. No entanto, eu gosto sempre de fazer experiências e tentar elevar as receitas e por isso hoje vou adicionar mais uns ingredientes à marinada que ajudam a trazer aquele sabor de mar juntamente com o sabor a fumado, no entanto são opcionais e se não os tiveres em casa não te vais arrepender de experimentar esta receita na mesma. Quanto à cura das cenouras e para não desperdiçar tanto sal, eu uso um processo que é uma mistura entre assar e cozer a vapor, tudo no forno em papelote.

Se experimentares esta receita diz-me o que achaste nos comentários e se quiseres partilhar a tua criação nas redes sociais marca-me para a ver @tugavegetal #tugavegetal

 

Mais receitas do mar:

Sem-bacalhau com natas

Posta de tofu no forno

Arroz negro do mar

 

Ingredientes:

  • 4 cenouras pequenas ou 2 grandes
  • Sal grosso qb
  • Azeite qb

 

  • 1 c. chá de sementes de mostarda (opcional)
  • 1 c. chá de algas secas wakame ou ½ folha de nori aos bocadinho (opcional)
  • 1 c. chá de cebola em pó (opcional)
  • 2 c. sopa de óleo vegetal neutro
  • 2 c. sopa de molho do soja
  • 1 c. chá de vinagre de maçã ou branco
  • 3 a 4 gotas de fumo líquido ou 1 pitada de paprica fumada em pó (opcional)

duas fatias de pão de trigo sarraceno com queijo creme vegano e salmão fumado vegano

 

Aquecer o forno a 180°C.

Na travessa do forno colocar uma folha de papel vegetal e colocar as cenouras inteiras e lavadas em cima. Temperar com um fio de azeite e sal grosso e massajar as cenouras com as mãos para que fiquem completamente cobertas de azeite. Dobrar o papel vegetal por cima das cenouras e fechar dobrando à volta para evitar que o vapor das cenouras saia enquanto assar, cozendo assim as cenouras a vapor. Levar ao forno entre 30 a 45 minutos dependendo do tamanho das cenouras. Deixar arrefecer por completo antes de abrir os papelotes.

Entretanto, num almofariz ou com a ajuda de uma faca quebrar as sementes de mostarda e as algas para libertar os aromas. Colocar numa tacinha juntamente com os restantes ingredientes da marinada.

Quando as cenouras arrefecerem, com a ajuda de uma faca cortar em filetes – no vídeo mostro duas formas de o fazer. Colocar a cenoura cortada num recipiente com tampa e regar com a marinada. Com a ajuda de uma colher ou garfo virar gentilmente as fatias de cenoura para garantir que ficam todas cobertas de marinada. Levar ao frigorífico durante a noite. Quanto mais tempo ficarem no frigorífico mais intenso será o sabor e mais suave a textura das cenouras. Aguenta no frigorífico mais de uma semana, se conseguires resistir!!

Fica óptimo em saladas, com massa ou tostas com queijo creme vegano, alcaparras e cebolinho.

 

Compra fumo líquido aqui https://amzn.to/3jo648k (link afiliado)

 

Vê o vídeo:

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *